
Olimpíada de 2028 vai inverter ordem histórica de atletismo e natação
Anúncio acontece no dia em que a cidade comemora a marca de três anos para a cerimônia de abertura

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 divulgaram nesta segunda-feira (14) o primeiro esboço do calendário de competições, marcando uma reestruturação histórica de eventos-chave e a programação esportiva mais ambiciosa da história dos Jogos.
Em uma mudança significativa em relação à tradição, o cronograma de LA28 inverte a ordem habitual das competições de atletismo e natação.
As provas de pista e campo abrirão os Jogos na primeira semana, enquanto as disputas de natação vão acontecer na segunda semana, encerrando-se no penúltimo dia no SoFi Stadium.
O anúncio ocorre no momento em que a cidade comemora a marca de três anos para a Cerimônia de Abertura.
Pela primeira vez em quase três décadas, os Jogos Olímpicos retornam aos Estados Unidos, com Los Angeles recebendo o evento pela terceira vez — após sediar em 1932 e 1984.
A edição de 2028 deve contar com 844 eventos com venda de ingressos, desenhados para maximizar a audiência nacional e internacional.
Os organizadores revelaram que a Cerimônia de Abertura será realizada em 14 de julho de 2028, com início simultâneo no LA Memorial Coliseum e no SoFi Stadium. Já a Cerimônia de Encerramento está prevista para o dia 30 de julho, no Coliseum.
O primeiro campeão olímpico de LA28 será coroado em Venice Beach, na disputa do triatlo, enquanto a maratona encerrará o atletismo no fim de semana final.
O décimo quinto dia dos Jogos deve ser o mais movimentado em número de medalhas, com 16 finais de esportes coletivos e 19 finais de modalidades individuais.
“O calendário de competições foi cuidadosamente elaborado para garantir que os melhores atletas do mundo possam competir em Los Angeles”, afirmou o CEO do LA28, Reynold Hoover, em comunicado.
Segundo os organizadores, o calendário seguirá em processo de refinamento, com uma versão mais detalhada prevista para ser divulgada ainda este ano.
“Quando o mundo vier para esses Jogos, vamos destacar cada bairro da nossa cidade, oferecendo uma edição inclusiva e com um legado monumental”, declarou a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.
Enquanto isso, Hoover se juntou a autoridades municipais em um evento realizado no Coliseum para celebrar o sucesso do PlayLA, que ultrapassou a marca de um milhão de inscrições.
A iniciativa, que conta com até US$ 160 milhões em investimentos do LA28, do Departamento de Recreação e Parques da cidade e do Comitê Olímpico Internacional, oferece atividades esportivas acessíveis e inclusivas para crianças de 3 a 17 anos em mais de 40 modalidades olímpicas e adaptadas.