Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Paris 2024: rivais do Brasil no vôlei, Itália e Polônia divulgam convocações

    Equipes fazem parte do Grupo B na disputa masculina nos Jogos Olímpicos

    Equipes se enfrentaram na Liga das Nações de Vôlei (VNL) e voltarão a se encontrar nas Olimpíadas
    Equipes se enfrentaram na Liga das Nações de Vôlei (VNL) e voltarão a se encontrar nas Olimpíadas Volleyball World / Divulgação

    Leonardo Parrelada Itatiaia

    A Seleção Brasileira de Vôlei Masculino divulgou, nesse domingo (7), os 12 jogadores convocados para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil enfrentará Itália, Polônia e Egito na fase de grupos. Os dois primeiros rivais também definiram os atletas que estarão em Paris.

    Itália

    A Itália divulgou os convocados nesta segunda-feira (8). O técnico Ferdinando de Giorgi levou os principais atletas e surpreendeu na escolha de uma peça: o ponteiro Mattia Botolo. O jogador, de 24 anos, foi bem na Liga das Nações (VNL) e ganhou vaga entre os convocados.

    A lista italiana conta com os levantadores Simone Gianelli e Riccardo Sbertoli, os opostos Yuri Romanò e Alessandro Bovolenta, os ponteiros Alessandro Michieletto, Daniele Lavia, Luca Porro e Matia Bottolo, os centrais Gianluca Galassi, Roberto Russo, Giovanni Sanguinetti e o líbero Fabio Balaso. O suplente da lista é o também líbero Gabriele Laurenzano.

    A Itália, um dos países mais tradicionais no vôlei, não tem o título olímpico masculino. A equipe soma três pratas (Rio 2016, Atenas 2004 e Atlanta 1996) e três bronzes (Londres 2012, Sydney 2000 e Los Angeles 1984).

    Polônia

    A Polônia divulgou os convocados no domingo (7), assim como o Brasil. Os europeus eliminaram os brasileiros nas quartas de final da última edição da Liga das Nações e acabaram com o terceiro lugar do torneio.

    A equipe foi convocada sem surpresas pelo técnico sérvio Nikola Grbic. A Polônia é líder do ranking mundial masculino e vai em busca de tentar repetir o feito conquistado em Montreal 1976: a medalha de ouro.

    Os 12 atletas escolhidos foram: Marcin Janusz e Grzegorz Łomacz (levantadores), Bartosz Kurek e Łukasz Kaczmarek (opostos), Wilfredo León, Aleksander Śliwka, Kamil Semeniuk e Tomasz Fornal (ponteiros), Jakub Kochanowski, Mateusz Bieniek e Norbert Huber (centrais) e Paweł Zatorski (líbero). O ponteiro Bartlomiej Boladz foi escolhido como suplente.

    Grupos em Paris 2024

    • Grupo A: França, Eslovênia, Canadá e Sérvia
    • Grupo B: Polônia, Itália, Brasil e Egito
    • Grupo C: Japão, Estados Unidos, Argentina e Alemanha

    Datas e horários dos jogos do Brasil

    • 27 de julho (sábado), às 8h (de Brasília): Brasil x Itália
    • 31 de julho (quarta-feira), às 4h (de Brasília): Brasil x Polônia
    • 2 de agosto (sexta-feira), às 8h (de Brasília): Brasil x Egito

    Disputa em Paris 2024

    O formato será novidade na disputa. As 12 equipes serão distribuídas em três grupos com quatro participantes. Líder e vice-líder de cada grupo avançam junto dos dois melhores terceiros colocados.

    As oito equipes serão ranqueadas de acordo com as campanhas para a distribuição das chaves. As quartas de finais respeitarão o “cruzamento olímpico”.

    O time de melhor campanha enfrentará a equipe de pior rendimento. O segundo colocado joga contra o sétimo e assim sucessivamente.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original