Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Quando foi a primeira participação do Brasil nas Olimpíadas?

    Brasileiros estrearam nos Jogos Olímpicos em 1920, na Antuérpia, na Bélgica

    Da CNN

    As Olimpíadas modernas passaram a ser realizadas em 1896, quando foram disputadas em Atenas, na Grécia. O Brasil, porém, não esteve na primeira edição. Aliás, foi pela primeira vez apenas na sexta, em 1920, na Antuérpia, na Bélgica.

    O Comitê Olímpico Brasileiro tinha sido fundado um pouco antes, em 8 de junho de 1914 — a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) impediu a realização dos Jogos Olímpicos de 1916. Desde então, foram conquistadas 37 medalhas de ouro, 42 de prata e 71 de bronze.

    Até que isso fosse possível, porém, muita coisa aconteceu. Lá no começo do Século XX, inclusive, as Olimpíadas duravam meses. Em 1920, na Antuérpia, os Jogos foram disputados ao longo de quase cinco meses, de 20 de abril a 12 de setembro.

    A Bélgica recebeu 2622 atletas de 29 países e 29 esportes. Convidado pelo rei belga Alberto I, o Brasil, que seria visitado pelo monarca em setembro daquele ano, foi representado por 21 em cinco modalidades diferentes: natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo.

    A primeira medalha brasileira saiu em agosto. No dia 2, Afrânio da Costa, carioca de Macaé, foi prata na pistola livre (50m). Pouco depois, Afrânio da Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf levaram o bronze por equipes na pistola militar (50m).

    Já no dia seguinte, 3 de agosto, Guilherme Paraense, tenente do Exército, foi ouro no tiro rápido (25m). O curioso é que muitos materiais foram roubados na viagem de transatlântico até a Europa, tanto que norte-americanos emprestaram revólveres e cartuchos aos brasileiros.

    Outras modalidades

    Naquele 1920, os nadadores Ângelo Gammaro e Orlando Amendola ficaram de fora das semifinais dos 100m livres. Não houve classificados às finais do remo. Já nos saltos ornamentais, Adolpho Wellisch foi sétimo na plataforma de 10m e oitavo na grande altura.

    Representado por Orlando Amendola, Ângelo Gammaro, Abrahão Saliture, Agostinho Sampaio de Sá, João Jório, Edgard Leite, Victorino Ramos Fernandes e Alcides Paiva, o Brasil foi quarto no polo aquático.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas