CNN Esportes

Recorde mundial: Duplantis dá show no salto com vara e pulveriza marca brasileira

Fenômeno, saltador sueco ainda superou marca olímpica de Thiago Braz

Luccas Oliveira, da CNN
Armand Duplantis posa com a bandeira da Suécia e com a marca do recorde mundial quebrado no salto com vara
Armand Duplantis posa com a bandeira da Suécia e com a marca do recorde mundial quebrado no salto com vara  • Patrick Smith/Getty Images
Compartilhar matéria

Fenômeno e showman do salto com vara, o sueco Armand Duplantis levou o Stade de France à loucura, nesta segunda-feira (5), ao pulverizar todos os recordes possíveis na final da Olimpíada de Paris.

Já com a medalha de ouro garantida, a segunda da carreira, o saltador de 24 anos seguiu sozinho na competição para superar as marcas. A primeira foi a do brasileiro Thiago Braz, que detinha o recorde olímpico desde o ouro na Rio 2016.

Na primeira tentativa, ele ultrapassou com facilidade e marca de 6m10, superando a de 6.03m de Braz.

Duplantis quebrou o recorde mundial pela 9ª vez

Depois, Duplantis tentou quebrar o recorde mundial que já era dele, com 6m24. Subiu o sarrafo para 6m25 e, na terceira tentativa, conseguiu superá-lo e entrar, ainda mais, para a história.

Foi a nona vez que ele quebrou o recorde mundial. Na comemoração, Duplantis, nascido nos EUA mas que optou por competir pela Suécia de sua mãe correu para beijar a namorada, Desire Inglander, que marcava presença na arquibancada.

Armand Duplantis beija a namorada, Desire Inglander, após conquistar a medalha de ouro e bater o recorde mundial no salto com vara / Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Armand Duplantis beija a namorada, Desire Inglander, após conquistar a medalha de ouro e bater o recorde mundial no salto com vara / Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

A medalha de prata ficou com Sam Kendricks, dos Estados Unidos, e a de bronze com o grego Emmanouil Karalis. Os adversários, que pararam nos 6m, seguiram na pista apoiando Mondo Duplantis em uma cena comovente.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais