Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CBF esclarece e mostra o impedimento de Gabigol do Flamengo; assista

    Wilson Seneme e Péricles Bassols, da CBF, publicam vídeo com esclarecimento a respeito do lance do jogo entre Athletico-PR e Flamengo

    Gilvan de Souza / CRF

    Matheus Dantasda Itatiaia Rio de Janeiro

    Diante da polêmica a respeito do impedimento marcado no jogo entre Athletico e Flamengo, na Arena da Baixada, invalidando um gol de Gabriel Barbosa, a CBF publicou um vídeo nesta quinta (13), um dia após a vitória e a classificação do time carioca, a respeito do lance com considerações de Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem da CBF, e Péricles Bassols, gerente técnico de VAR.

    Após análise, os dois confirmam que o impedimento do atacante do Flamengo foi bem assinalado.

    Os dois ex-árbitros explicam como funciona a marcação das linhas e utilizam duas câmeras que, seguindo o processo mostrado por eles, chegam a mesma conclusão: Gabriel Barbosa estava em posição de impedimento na jogada contestada. Confira alguns pontos das análises dos ex-árbitros.

    Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem da CBF:

    “A regra é clara quanto a isso. O ombro não é a costura da camisa. O ombro é toda região, inclusive uma pequena parte do braço como referência. Isso faz a diferença. A linha é traçada na parte superior da axila. Isso não é opinião, é texto de regra.”

    “Vemos claramente que as linhas estão afastadas e a vermelha (do Gabigol) está à frente.”

    “Independente da câmera que eleja, o resultado final desta jogada será de impedimento.”

    Péricles Bassols, gerente técnico de VAR:

    “O zoom é importante para perceber que há um espaço entre as linhas. Não é um lance ajustado. É um lance com certo espaço entre as linhas.”

    “Por uma câmera e pela outra, temos o mesmo desenho gráfico de linha vermelha, linha azul e mesmo espaço. É de confiabilidade.”

    Confira a nota divulgada pela CBF nesta quinta (13), dia seguinte ao jogo entre Athletico e Flamengo

    “Dando sequência à constante busca por transparência, lisura e sempre  com o objetivo de levar informações claras do que determinam as regras estabelecidas pela FIFA, segue vídeo do lance envolvendo o Clube de Regatas do Flamengo na marcação do impedimento do jogador Gabriel Barbosa (Gabigol), em partida realizada ontem (12/07), em Curitiba.

    É importante ressaltar também que, em relação a questionamentos quanto à qualidade das câmeras, as que são utilizadas pelo VAR são as mesmas câmeras da transmissão da partida, fornecidas na oportunidade pelo canal  SportTV, detentora dos direitos do campeonato.

    Segue um vídeo do presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, e do gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, elucidando dúvidas sobre os pontos relativos à partida entre Flamengo x Athletico (clique aqui para ser direcionado ao vídeo publicado pela CBF)”.