CNN Esportes

Duplantis leva ouro e quebra recorde mundial do salto com vara pela 14ª vez

Atleta sueco faz história no Mundial de Atletismo disputado na capital japonesa

Da Reuters
  • cnn
Compartilhar matéria

Mondo Duplantis iluminou a terceira noite do Mundial Atletismo, em Tóquio, ao quebrar o recorde mundial do salto com vara pela 14ª vez, saltando 6,30 metros, após garantir seu terceiro título consecutivo nesta segunda-feira (15).

A medalha de ouro já estava conquistada e todos os outros eventos haviam terminado quando o sueco nascido nos Estados Unidos teve a barra elevada um centímetro acima do recorde de altura de 6,29 metros que ele conseguiu em Budapeste, no mês passado.

Duplantis falhou por uma margem mínima nas duas primeiras tentativas, mas, impulsionado pela multidão lotada no Estádio Nacional, escorregou na terceira, com a barra balançando levemente antes de se estabilizar.

O estádio explodiu quando o atleta de 25 anos correu para comemorar com sua família na multidão antes de ser cercado por seus rivais encantados.

"Estou tão feliz que não consigo explicar. Nas últimas duas semanas, gostei muito de estar em Tóquio. Tenho gostado muito de tudo. Senti que a única maneira de sair do Japão era estabelecendo o recorde mundial", disse Duplantis.

"Essa era a minha mentalidade. Não sei o que me espera neste momento, não me importo. Vou apenas aproveitar o momento", declarou.

A atmosfera contrastava fortemente com as cenas na mesma arena quatro anos atrás, quando Duplantis ganhou o primeiro de seus dois títulos olímpicos com o público de Tóquio impedido de entrar por causa da pandemia de Covid.

Duplantis e Karalis batalham pelo ouro

Sete dos 12 saltadores pularam 5,90m em uma competição excepcionalmente forte, mas a disputa, tal como era, logo ficou entre Duplantis e o grego Emmanouil Karalis.

Karalis, medalhista de bronze atrás de Duplantis na Olimpíada de Paris, garantiu a medalha de prata com um salto de 6m, mas falhou em 6,10m, 6,15m e 6,20m, enquanto tentava pressionar o atual campeão.

Armand Duplantis celebra a medalha de ouro e o recorde com a bandeira da Suécia • Daniela Porcelli/Getty Images
Armand Duplantis celebra a medalha de ouro e o recorde com a bandeira da Suécia • Daniela Porcelli/Getty Images

Duplantis saltou a 6,10m e 6,15m e então deu ao público e ao mundo do atletismo o que eles queriam com seu quarto salto recorde mundial da temporada.

"Eu me senti muito bem o dia todo. Sabia que tinha o recorde dentro de mim. Se eu tiver a pista certa, sei que tudo é possível", acrescentou o sueco.

"A corrida diz tudo, tudo é uma questão de velocidade. Enquanto eu tiver esse direito, sei que vai dar certo para mim."

O australiano Kurtis Marschall igualou seu recorde pessoal com um salto de 5,95m para ganhar sua segunda medalha de bronze mundial após dividir o terceiro lugar com o americano Chris Nilsen em Budapeste, dois anos atrás.

"Foi uma noite incrível, os fãs foram fantásticos. Mondo é de outro planeta. Ele está fazendo coisas incríveis, coisas que muitas pessoas achavam impossíveis", disse ele.

"Mal posso esperar para ver o que ele tem a oferecer no futuro", finalizou

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais