Escocesa é desclassificada de maratona após utilizar carro no percurso
Joasia Zakrzewski percorreu 4km em apenas 1 minuto e 40 segundos; o fato chamou atenção e a investigação confirmou que ela utilizou um carro
A maratonista escocesa Joasia Zakrzewski foi desclassificada da corrida GB Ultras Manchester a Liverpool, no Reino Unido, após a organização descobrir que ela usou um carro na prova.
A atleta chegou em terceiro lugar na corrida de 80 km disputada no dia 7 de abril.
Segundo dados GPX do sistema de rastreamento da maratona, declarações da equipe de eventos, de outros competidores e da própria atleta, foi confirmado que ela utilizou um veículo em parte do percurso, andando mais de 4 km em 1 minuto e 40 segundos, um recorde que nem Usain Bolt poderia quebrar.
Um amigo dela disse em entrevista à BBC da Escócia que ela está muito arrependida e teve um mal estar durante a corrida: “A corrida não foi planejada. Ela disse que estava se sentindo mal e cansada na corrida e queria desistir.”
“Ela cooperou totalmente com as investigações dos organizadores da corrida, dando um relato completo do que aconteceu. Ela genuinamente sente muito por qualquer transtorno causado”, completou Adrian Stott.
Em 2014, ela terminou em 14º lugar na maratona dos Jogos de Commonwealth na Escócia, estabelecendo recordes na prova de 100 e 200 milhas no Reino Unido.
Após sua desclassificação, a corredora Mel Sykes ficou com o terceiro lugar. A Federação esportiva Trail Running Association e o órgão de atletismo do Reino Unido estão cuidando do caso.