
Ex-snowboarder olímpico canadense é preso como suposto chefe do tráfico
Ex-atleta olímpico do Canadá, Ryan Wedding é acusado de liderar uma rede internacional de tráfico ligada ao Cartel de Sinaloa e a homicídios relacionados às drogas

Ryan Wedding, ex-snowboarder olímpico canadense suspeito de ter se tornado um chefão do tráfico de cocaína responsável por múltiplos assassinatos relacionados às drogas, foi preso e levado aos Estados Unidos para enfrentar acusações, informaram autoridades norte-americanas nesta sexta-feira.
Falando em uma coletiva de imprensa em um aeroporto a leste de Los Angeles, o diretor do FBI, Kash Patel, afirmou que Wedding foi preso na noite de quinta-feira, na Cidade do México, após anos foragido.
“Esse indivíduo, sua organização e o Cartel de Sinaloa inundaram as ruas da América do Norte com narcóticos, mataram jovens demais e corromperam cidadãos demais”, disse Patel. “Isso acaba hoje.”
Patel descreveu Wedding como o “maior narcotraficante dos tempos modernos”, comparando-o a notórios chefes do tráfico como Joaquin “El Chapo” Guzman e Pablo Escobar.
Wedding, de 44 anos, integra a lista dos “10 Mais Procurados” do FBI por supostamente comandar uma rede transnacional de tráfico de drogas responsável por transportar centenas de quilos de cocaína da Colômbia, passando pelo México, até os Estados Unidos e o Canadá. Autoridades norte-americanas o acusam de atuar em conjunto com o Cartel de Sinaloa e de controlar uma operação responsável por gerar mais de US$ 1 bilhão por ano em lucros ilegais com drogas.
O governo dos Estados Unidos havia oferecido uma recompensa de 15 milhões de dólares por informações que levassem à sua prisão ou condenação. Patel não informou se a recompensa será paga.
México diz que canadense se entregou voluntariamente
Patel não detalhou como Wedding foi capturado, mas afirmou que o FBI trabalhou em conjunto com autoridades mexicanas para prendê-lo.
O Ministério da Segurança do México disse, em nota, que um cidadão canadense “se entregou voluntariamente” na embaixada dos Estados Unidos no México na quinta-feira.
Wedding, que competiu pelo Canadá nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, Utah, foi acusado de comandar uma organização criminosa e de diversos crimes de tráfico de drogas, segundo o Departamento de Justiça dos EUA.
Ele também é acusado de ordenar vários assassinatos ligados ao tráfico, incluindo o de uma testemunha federal norte-americana na Colômbia, em janeiro de 2025, antes que ela pudesse depor contra ele, informou anteriormente o Departamento de Justiça.
Além disso, Wedding é acusado de mandar matar duas pessoas em Ontário, no Canadá, em novembro de 2023, por causa de um carregamento de drogas roubado, e outra pessoa no Canadá, em maio de 2024, devido a uma dívida relacionada ao tráfico, de acordo com o FBI.
Um porta-voz do FBI informou que Wedding ficará sob custódia em Los Angeles durante o fim de semana e fará sua primeira audiência na Justiça na segunda-feira, em um tribunal federal dos Estados Unidos.
Akil Davis, diretor assistente do escritório do FBI em Los Angeles, afirmou que a agência já prendeu 36 pessoas associadas à suposta organização criminosa de Wedding. Segundo ele, também foram apreendidos drogas, dinheiro, armas, veículos, obras de arte e joias avaliados em milhões de dólares no âmbito da investigação.
“Continuamos procurando vários indivíduos procurados por seus papéis nessa organização”, disse Davis, mencionando uma recompensa de US$ 2 milhões por informações que levem a novas prisões.


