Fortaleza rompe relações com organizadas envolvidas em briga
Decisão do clube foi unânime, assinada pela Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho de Ética
O Fortaleza rompeu relações com as torcidas organizadas envolvidas na briga na arquibancada da Neo Química Arena, na última terça-feira (26), durante a partida contra o Corinthians pela Copa Sul-Americana. Em comunicado emitido neste sábado (30), o clube informou que a decisão do rompimento com a ‘Leões da TUF’ e a ‘Jovem Garra Tricolor’ foi unânime.
Imagens da briga durante a partida viralizaram nas redes sociais. As duas organizadas são rivais históricas e costumam ficar distantes nos jogos na Arena Castelão, para evitar confrontos.
Em nota, o Fortaleza divulgou algumas medidas medidas que serão tomadas em relação aos infratores, sendo elas:
- banimento dos identificados dos jogos do Fortaleza;
- suspensão da venda de ingressos nas sedes das organizadas, do licenciamento de produtos e quaisquer apoios logísticos ou estruturais para as referidas denominações de torcedores;
- expulsão dos infratores do quadro de sócio-torcedores, caso seja associado ao clube;
- proibição do uso da marca “Fortaleza Esporte Clube” e símbolos oficiais do clube por parte das torcidas TUF e JGT, sob pena de multa.
Além disso, o Fortaleza também não reconhecerá a existência institucional das duas organizadas.
“Temos a certeza de que o verdadeiro torcedor do Fortaleza Esporte Clube apoia o rompimento total e completo para com as referidas torcidas e o banimento dos envolvidos de todas as praças esportiva”, finalizou o clube, em decisão assinada pela Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho de Ética.
Briga entre organizadas
Dezenas de torcedores do Fortaleza deixaram a Neo Química Arena, em São Paulo, na última terça-feira (26), detidos após brigarem na arquibancada, antes e durante o 1 a 1 entre Corinthians e Fortaleza. O jogo foi válido pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana.
O primeiro confronto ocorreu mais de uma hora antes da partida, e chamou a atenção dos corintianos que já haviam entrado na arena. A segunda foi com a bola rolando, e houve intervenção da Polícia Militar de São Paulo. O número de torcedores detidos não foi divulgado.
Leia a nota na íntegra:
“Sobre os recentes casos de violência envolvendo integrantes das torcidas organizadas, o Fortaleza Esporte Clube comunica o rompimento de toda e qualquer relação do Clube com as entidades TUF e JGT.
Concretamente:
1. No que depender do Fortaleza Esporte Clube, os integrantes das torcidas organizadas identificados nos episódios de violência serão banidos e não poderão mais frequentar jogos do Clube.
Contamos com o apoio do poder público para a efetivação do banimento e estamos dispostos a auxiliar na identificação dos criminosos, bem como a ceder quaisquer imagens que colaborem com o processo.
2. Como consequência desta medida, estão suspensas a venda de ingressos nas sedes das agremiações TUF e JGT, o licenciamento de produtos e quaisquer apoios logísticos ou estruturais para as referidas denominações de torcedores.
3. Caso seja associado ao Fortaleza Esporte Clube, o criminoso identificado será sumariamente expulso do Quadro de Sócios.
4. O Clube também entrará com as medidas judiciais cabíveis para proibir a utilização da marca Fortaleza Esporte Clube por parte das torcidas TUF e JGT. Estas torcidas não mais poderão fazer uso de símbolos oficiais do clube, sob pena de multa e das devidas sanções legais.
5. A partir da presente data, o Fortaleza não mais reconhece a existência institucional de TUF e JGT.
As medidas acima têm efeito imediato.
Temos a certeza de que o verdadeiro torcedor do Fortaleza Esporte Clube apoia o rompimento total e completo para com as referidas torcidas e o banimento dos envolvidos de todas as praças esportivas.
Fortaleza, 30 de setembro de 2023.
Decisão coletiva e unânime de todos os órgãos eleitos pelo Clube.
Diretoria Executiva
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal
Conselho de Ética”