Garoto de 13 anos alcança feito inédito: zerar o jogo Tetris
Willis Gibson, de Oklahoma, compartilhou a façanha em um vídeo no YouTube
Um garoto de 13 anos de Oklahoma parece ter feito algo que parecia quase impossível: zerar o jogo Tetris. Acredita-se que Willis Gibson seja o primeiro jogador humano a atingir o nível 157 do clássico videogame quase 40 anos após seu lançamento.
“Vou desmaiar, não consigo sentir meus dedos”, disse Gibson, depois que fez o jogo travar, em um vídeo postado no YouTube na terça-feira (2).
“Quando comecei a jogar este jogo, nunca esperei travar o jogo ou zerá-lo”, escreveu o adolescente na descrição do vídeo.
O vídeo viral de Gibson, postado sob seu apelido virtual “Blue Scuti”, é o mais episódio de apelo à nostalgia do jogo viciante criado por um engenheiro soviético em 1984 e popularizado no Nintendo Entertainment System. Até o momento, mais de 200 variantes oficiais do Tetris foram lançadas em pelo menos 70 sistemas, um recorde mundial de acordo com o Guinness World Records.
A versão móvel desenvolvida pela Electronic Arts e lançada em 2006 foi vendida 100 milhões de vezes, tornando-se o terceiro videogame mais vendido de todos os tempos, de acordo com um relatório da Hewlett Packard no ano passado.
O próprio criador do game disse que ficou instantaneamente fisgado depois de criar o jogo.
“Não consegui deixar de jogar a versão protótipo, porque era muito viciante juntar as formas”, disse Alexey Pajitnov à CNN em 2019.
Após a sua criação, o Tetris espalhou-se rapidamente e tem um poder de longevidade tão duradouro que a história de seu início na era da Guerra Fria foi transformado em filme para a Apple TV+ em março.
O jogo é simples: manipular e encaixar blocos que caem de formas variadas para criar linhas sólidas. À medida que o nível sobe, os blocos caem mais rápido. Embora outros videogames hoje ofereçam enredos, centenas de personagens, visuais cinematográficos e até shows ao vivo de Travis Scott, alguns especialistas dizem que a simplicidade do Tetris é o que o mantém popular há décadas.
Embora o Tetris tenha permanecido o mesmo ao longo das décadas, a forma como é jogado evoluiu. Até 2011, os jogadores acreditavam que o nível 29 era o mais alto possível porque esse nível apresentava a velocidade mais rápida do jogo.
É tão bem projetado e tão cativante para tantas gerações de jogadores que as pessoas estão literalmente descobrindo novos feitos para realizar, pontuações para vencer e desafios para superar
Scott Steinberg, especialista em games
“Ele apresenta constantemente uma série de novos desafios que até mesmo os mestres acham difícil enfrentar.”
O poder de longevidade do Tetris deriva da simplicidade e da dificuldade do jogo. Depois que a barreira do nível 29 foi quebrada, os jogadores começaram a alcançar níveis cada vez mais altos em torneios como o Campeonato Mundial Clássico de Tetris com técnicas que incluem “hipertapping” e “rolling”. Gibson terminou em terceiro no campeonato mundial de 2023.
E embora Gibson seja um jogador humano recorde, uma IA que joga Tetris atingiu o nível 236 em 2021 ao manipular os parâmetros do jogo.
Mesmo numa época em que alguns videogames “custam tanto para serem feitos e têm uma aparência tão boa quanto muitos filmes de Hollywood, ainda há algo a ser dito sobre um jogo que é simples, elegante, incrivelmente acessível e divertido para jogadores de qualquer idade”, disse Scott Steinberg à CNN.
“Às vezes, quanto mais simples, melhor, e os melhores jogos realmente resistem ao teste do tempo.”