Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Itacoatiara Pro: com atletas renomados, evento de esportes ao ar livre chega à 12ª edição

    Evento que acontece em junho, em Niterói, reunirá campeonatos esportivos de diversas modalidades e atrações gratuitas

    O surf chega ao Itacoatiara Pro com diversos surfistas renomados
    O surf chega ao Itacoatiara Pro com diversos surfistas renomados Divulgação/Tony D'andrea

    Ana Karolina Reisda CNN

    Entre os dias 1º e 16 de junho, a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, recebe o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil. O Itacoatiara Pro World Festival, que chega a sua 12ª edição, reúne atletas renomados e muito esporte, dentre as mais diversas modalidades, com campeonatos nacionais e internacionais. 

    Neste ano, serão cinco modalidades esportivas: bodyboard, skate, surf, bodysurf e ciclismo

    Maior festival de bodyboard do mundo, o Itacoatiara Pro recebe os dois eventos mais importantes do calendário anual da modalidade: uma etapa do circuito brasileiro, sob chancela da Confederação Brasileira de Bodyboard (CBRASB) – que inclui disputas da categoria PCD – e uma etapa do circuito mundial da International Bodyboarding Corporation (IBC).

    Com recorde de inscritos e países participantes, a edição contará com 200 atletas profissionais de 25 países e 11 estados do Brasil, disputando mais de R$ 250 mil reais em prêmios.

    “Itacoatiara respira bodyboard e o campeonato mundial projetou Niterói para todo o mundo do Surf. É impressionante ver o desempenho dos melhores atletas do mundo nessa onda”, pontuou Giuliano Lara, fundador do Itacoatiara Pro.

    Outras modalidades

    A competição de skate será no Skatepark Carlos Alberto Parizzi, no bairro de São Francisco. Com representantes de diversos estados do Brasil, a premiação para a modalidade será de R$ 40 mil reais, dividida igualmente entre as categorias street pro feminino e pro masculino. 

    Além disso, o Itacoatiara Pro vai viabilizar a reforma da pista e ampliação do projeto social Skate Cuida, do multicampeão de skate Bob Burnquist. Agora, além de atuar na comunidade do Caramujo, o projeto passa a oferecer aulas gratuitas de skate também no skatepark de São Francisco.

    O muro lateral do skatepark receberá novas cores, com um projeto de artistas da cena local do grafite.

    Com as ondas de Itacoatiara sendo o palco perfeito, o surf chega ao festival com atletas de Niterói e surfistas renomados, como Lucas Chumbo. A modalidade acontecerá em um dia, com a categoria open mista (homens e mulheres). Estão previstos 32 atletas profissionais convidados, tanto para o surf, quanto para o surf de peito.

    Diferente das outras modalidades, o ciclismo não terá competição e acontecerá em caráter participativo, representando o incentivo ao uso da bicicleta na cidade e a mobilidade urbana. 

    Programação

    Promovendo a conscientização com ações de impacto positivo na região, o programa socioambiental do Itacoatiara Pro terá esforços dedicados à proteção dos oceanos, com mutirão de limpeza nas praias e distribuição de sacolas eco. O evento também oferecerá oficinas de bodyboard voltada aos alunos das escolas municipais de Niterói, além de propiciar aos estudantes a oportunidade de realizar práticas de coleta e análise de dados científicos.

    Na parte cultural, a programação contará com shows de grandes artistas, como Supla e Oriente, além de ter área gastronômica, cinema open air, grafite, batalhas de rimas e DJs. 

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas