
Lenda do futsal se aposenta com recorde de troféus de melhor do mundo
Português Ricardinho pendurou as chuteiras aos 39 anos

Eleito seis vezes o melhor jogador de futsal do mundo, um recorde na modalidade, o português Ricardinho encerrou sua carreira nesta sexta-feira (15), aos 39 anos, em uma cerimônia realizada na Cidade do Futebol, em Portugal.
"Não sou muito bom com as palavras, gosto de falar com o coração", iniciou o atleta, conhecido mundialmente como o "Mágico", em um discurso marcado pela emoção.
Colocar um ponto final na carreira é a decisão mais difícil que tomo como atleta. A partir de hoje, passo a ser uma lenda. Tenho orgulho de ser uma referência de onde vim, porque tinha tudo para dar errado. Tive a sorte de ter pessoas que acreditaram em mim e me aconselharam. Consegui ser essa referência e chegar acima dos meus sonhos. Tenho orgulho de ser português e de me despedir na minha casa
Homenagens de figuras importantes do futsal
De forma remota, o técnico da seleção portuguesa, Jorge Braz, comentou: "Não é um dia triste. Sei o quanto foi difícil para você deixar a Seleção, imagino o quanto está sendo agora. Você será coroado como o melhor de todos os tempos, não tenho dúvidas. Deu muito ao futsal e ao esporte português."
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, também exaltou o craque: "Foi, sem sombra de dúvidas, o melhor jogador de todos os tempos. Ricardinho é patrimônio lusitano, um símbolo da modalidade e do país."
𝟲𝘅 𝗼 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗱𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗼 😮💨✨ Qual é o teu golo favorito do Mágico? #FazHistória | @ricardinho10ofi pic.twitter.com/fbRsXj7PSL
— Portugal (@selecaoportugal) August 15, 2025
Uma carreira recheada de títulos e conquistas históricas
Ricardinho foi eleito o melhor jogador do mundo em 2010 e entre 2014 e 2018, pelo portal especializado Futsal Planet.
Iniciou sua trajetória no Miramar FC, destacou-se no Benfica e defendeu ainda Nagoya Oceans (Japão), CSKA Moscou (Rússia), Inter Movistar (Espanha), ACCS (França), Pendekar United (Indonésia), Riga FC (Letônia) e Ecocity Genzano (Itália), seu último clube.
Pela seleção portuguesa, conquistou o Mundial de 2021 e o Europeu de 2018, disputando 188 partidas.
Em clubes, ergueu três Ligas dos Campeões, cinco Campeonatos Portugueses, quatro Taças de Portugal, cinco Supertaças, seis Ligas Espanholas, uma Liga Francesa, três Ligas Japonesas, uma Liga Letã, entre muitos outros títulos.



