Mala branca? ABC vai pedir provas a Jorge Kajuru após acusações
Senador xingou jogadores de "bandidos" após vitória potiguar sobre o Vila Nova no último sábado (25)
O ABC emitiu uma nota oficial, no fim da tarde desta segunda-feira (27), em que promete interpelar, nos próximos dias, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) com pedido de prova às acusações proferidas contra atletas do clube.
O político xingou os jogadores do ABC de “bandidos” por, supostamente, terem recebido R$ 200 mil de incentivo para vencer o jogo diante do Vila Nova, pela última rodada da Série B de 2023. O clube potiguar chegou à última rodada da competição já rebaixado.
“Piores do que prostitutas”
O ABC estava rebaixado desde outubro, depois de campanha ruim na Série B. O Vila, por outro lado, dependia de uma vitória simples em Natal para obter o acesso à Primeira Divisão, mas foi batido pelo time alvinegro, no estádio Frasqueirão. Kajuru foi às redes sociais e fez acusações contra os atletas do ABC.
Para mim, os jogadores do ABC de Natal são piores do que prostitutas. Muito piores. As prostitutas são mais éticas do que eles. Porque eles até agora não jogaram nada, deixaram o ABC rebaixado, desmoralizado no Campeonato Brasileiro. O ABC vai agora para a terceira divisão, de repente vai para a Série D. Tomara que vá para a Z. Estou c* para o ABC de Natal
Senador Jorge Kajuru
Jogadores do ABC rebatem acusação
Nas redes sociais, nesta segunda-feira (27), os atletas Matheus Anjos e Gedeilson, do ABC, também rebateram Kajuru. “Me fala onde tá esses 200 mil que eu quero… tá de sacanagem”, disse Matheus Anjos. Gedeílson publicou um comentário na mesma linha e ainda disse esperar que o jornalista prove o que falou.
Kajuru também afirmou que entrará com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar a suposta mala branca na partida. Após a repercussão negativa do caso, o senador também chegou a pedir desculpas à torcida do ABC. Ele, no entanto, afirmou que não abrirá mão de investigar o caso.
Nota oficial do ABC na íntegra
O ABC FUTEBOL CLUBE, por sua Diretoria, especialmente em nome dos seus sócios e torcedores, REPUDIA, com veemência, as acusações verbalizadas pelo jornalista e senador Jorge Kajuru, em vídeo que passou a circular neste domingo (26), nas quais, entre outras coisas, chama os atletas do clube de “prostitutas” e “bandidos” em razão do resultado do jogo de sábado passado (25), ABC 3 x 2 Vila Nova/GO, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
A liberdade de expressão e manifestação do pensamento é uma garantia constitucional que, entretanto, se sujeita ao controle jurisdicional quando exercida de modo abusivo, atingindo a honra e a imagem de pessoas e instituições.
Agremiação centenária, em cujas longas décadas de vida tem primado pelos valores ético-desportivos, o ABC considera-se moralmente ofendido pelo nominado senhor e, sem embargo dos interesses jurídicos individuais a serem eventualmente defendidos por cada atleta agredido, o estará interpelando nos próximos dias a apresentar as provas que possui a respeito das acusações, sob pena de vir a responder por perdas e danos produzidos, sem prejuízo de ofício à Comissão de Ética do Senado Federal, a quem compete o exame do ocorrido para fins disciplinares.