CNN Esportes

Mundial de Ginástica Artística: saiba tudo sobre a competição

Evento que reúne os melhores ginastas do mundo começa neste domingo (19), em Jacarta, na Indonésia

Victor Fardin, da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A 53ª edição do Mundial de Ginástica Artística terá início neste domingo (19), a partir das 00h (de Brasília), em Jacarta, na Indonésia. Dono de quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Brasil será representado por nove atletas na competição.

Flávia Saraiva, Julia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg, no feminino, e Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães, entre os homens, serão os ginastas brasileiros que entrarão em ação no Mundial.

O evento será realizado até o dia 25 de outubro e terá transmissão do SporTV, CazéTV e Time Brasil no YouTube.

Ausência de Rebeca Andrade e esperança em Flavinha

Para o Mundial de Jacarta, o Brasil não contará com Rebeca Andrade, maior medalhista da história do país em Olimpíadas. Atual campeã mundial no salto, ela está fora dos principais torneios em 2025, com o objetivo de se recuperar fisicamente para o restante do ciclo até os Jogos de Los Angeles-2028.

Com isso, Flávia Saraiva é quem lidera a equipe brasileira no feminino. Ela é a principal esperança de pódio do país na Indonésia, sendo candidata a medalha nas provas de trave e solo.

Júlia Soares, que também esteve na equipe que conquistou o bronze em Paris-2024, assim como Flavinha, corre por fora na disputa da trave. Júlia Coutinho e Sophia Weisberg, ambas de 15 anos de idade, são as estreantes na seleção adulta.

“Estou tendo a oportunidade de treinar com atletas dez ou onze anos mais novas do que eu. Eu e a Julia Soares, que temos mais experiência, estamos aqui também para ensinar, podendo mostrar o que é um Campeonato Mundial. Não é hora de cobrança, mas de aprendizado, de amadurecimento de jovens ginastas que estão convivendo com duas medalhistas olímpicas", falou Flávia.

Estreia do Brasil com a equipe masculina

O time masculino do Brasil será o primeiro a competir na Indonésia, logo neste domingo (19). A partir das 00h (de Brasília), os cinco ginastas disputam as classificatórias na primeira subdivisão, etapa que terá transmissão exclusiva do streaming gratuito Eurovision Sport.

Aos 32 anos, Arthur Nory e Caio Souza são os atletas mais experientes da delegação brasileira. A equipe ainda conta com Diogo Soares, finalista no individual geral nos Jogos Olímpicos de Paris, Vitaliy Guimarães, estadunidense de nascimento e que representa o Brasil desde o início do ano, e Yuri Guimarães.

“O primeiro ano do ciclo embute em si os seus desafios. A cada ciclo que se inicia, temos mudanças no código, e desta vez tivemos as mais significativas até então, na minha forma de ver. O sentimento é de felicidade neste reinício, e agora num ciclo normal. O passado foi de três anos; o anterior, de cinco, tudo por decorrência da pandemia. O trabalho recompensa sempre. Estou ansioso para que comece o Mundial de Jacarta”, analisou Caio.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais