São Paulo tem 11 baixas e pode enxugar ainda mais o elenco para 2024
Dorival Júnior pediu por redução no elenco e terá plantel mais enxuto para trabalhar
O São Paulo já tem onze baixas certas para 2024. Dorival Júnior deixou claro no fim da última temporada que gostaria de trabalhar com um elenco mais compacto em relação ao de 2023, pensando também no clima melhor entre os jogadores que ficarão fora.
Fim de empréstimo
Entre os jogadores emprestados que não tiveram os contratos renovados estão o goleiro Felipe Alves, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes David e Erison. Entre eles, apenas Caio tinha o aval para permanecer no elenco de Dorival, mas não houve acerto do Tricolor com o estafe do atacante, além do Fluminense. O lateral deve jogar no Palmeiras.
Emprestados
Com elenco cheio, Dorival também optou por liberar jogadores para terem mais espaço em outros clubes. Esses foram os casos, até o momento, do lateral-direito Raí Ramos, que foi repassado ao Ceará, além do meia-atacante Pedrinho Vilhena, que será jogador do Sport em 2024. Ambos disputarão a Série B.
Vendidos
O Tricolor iniciou 2024 com duas vendas realizadas pela diretoria já pensando no balanço financeiro. A maior delas foi a do zagueiro Lucas Beraldo, que passou a ser jogador do Paris Saint-Germain, da França, vendido por 20 milhões de euros (R$ 107 milhões).
Quem também foi negociado foi o goleiro Thiago Couto, comprado pelo Sport, de Recife, por R$ 2,8 milhões.
Fim de contrato
Entre os jogadores que o São Paulo optou por não renovar o vínculo ao fim do contrato estão os zagueiros Matheus Belém e Walce, ambos formados na base de Cotia, mas que não conseguiram o espaço devido no profissional. Além deles, Alexandre Pato também não permanecerá no Morumbi após passagem discreta de sete meses e com poucos minutos em campo.
Além das 11 baixas confirmadas no elenco, mais cinco jogadores podem deixar o Tricolor neste início de 2024. O zagueiro Alan Franco é desejo do Independiente, da Argentina, mas o São Paulo fará jogo duro por possível negociação. Outro caso é o do lateral-direito Nathan, que tem proposta do Red Bull Bragantino e pode estar de saída do Morumbi.
Na lista de dispensa estão três volantes: Luan, Jhegson Méndez e Gabriel Neves não farão parte do elenco caso recebam propostas interessantes para o clube. Dorival Júnior se reforçou no setor e não está convencido com o trio após a temporada de 2023.
Os reforços
- 1 de 4
Ferreirinha, atacante que estava no Grêmio, está com 26 anos e chega para reforçar o ataque tricolor • Lucas Uebel/Grêmio
- 2 de 4
Damián Bobadilla, meio-campista paraguaio de 22 anos, foi contratado do Cerro Porteño • Reprodução/Twitter Cerro
- 3 de 4
Erick, que estava no Ceará, foi o primeiro reforço anunciado pelo São Paulo para 2024. O atacante tem 26 anos • Divulgação/Ceará
-
- 4 de 4
Com passagem de sucesso pelo Bayern de Munique e parte do elenco que disputou a Copa do Mundo de 2014 pelo Brasil, o volante Luiz Gustavo, de 36 anos, chega ao clube do Morumbi para 2024. O último time do atleta foi o Al-Nassr, da Arábia Saudita • Divulgação/ Al-Nassr