CNN Esportes

Surfe: Filipe Toledo bate "freguês" e vence etapa de Gold Coast da WSL

Brasileiro superou Julian Wilson em bateria disputada até os segundos finais

Leonardo Parrela, da Itatiaia
Filipe Toledo superou Julian Wilson para conquistar título da WSL em Gold Coast
Filipe Toledo superou Julian Wilson para conquistar título da WSL em Gold Coast  • Reprodução/Instagram Filipe Toledo
Compartilhar matéria

Filipe Toledo conquistou na madrugada deste sábado (10), o título da etapa de Gold Coast, na Austrália, na WSL, a liga mundial de surfe em uma final de altíssimo nível. A decisão contra Julian Wilson foi disputada até a última onda, em que ambos chegaram perto de suas notas máximas em uma rodada do torneio: 17,60 contra 17,20 para o brasileiro.

Além de ter se isolado como o surfista com mais troféus de etapa na última década, com 17, o brasileiro impôs ao australiano uma nova derrota no “confronto direto” entre os dois.

Há dez anos, em 2015, ele havia o superado também no distrito de Gold Coast e, desde então, “decretou” uma freguesia, ganhando cinco baterias das seis competidas contra o rival.

O título em Burleigh Heads coloca Filipe Toledo em sexto lugar no ranking da WSL, que tem uma dobradinha de brasileiros, com Ítalo Ferreira na liderança e Yago Dora em segundo. Outro representante nacional no Top 10 é Miguel Pupo, na nona colocação.

Foi a primeira conquista do bicampeão do mundo desde que tirou um ano sabático do circuito para cuidar de sua saúde mental. E a pausa parece ter surtido efeito, já que ele teve desempenho arrasador ao longo de toda a etapa.

Na primeira bateria da etapa de Gold Coast, Filipe Toledo avançou em primeiro com um total de 12,70.

Na sequência, bateu o americano Crosby Colapinto nos 32 avos de final por 17,87 a 15,33, o também americano Jake Marshall nas oitavas por 14,17 a 12,17, Yago Dora nas quartas por 15,83 a 11,90 e, nas semis, o argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz por 17,67 a 14,07, quando ainda conquistou uma nota 10.

Entre as mulheres, a campeã foi Bettylou Sakura Johnson, do Havaí, que bateu a australiana Sally Fitzgibbons na final por 15,33 a 7,83. Luana Silva representou o Brasil na modalidade, chegando até as quartas de final, quando perdeu para a francesa Vahine Fierro por 12,83 a 10,83.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
ItatiaiaVer original 
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais