CNN Esportes

Russos e bielorrussos não poderão competir na Paralimpíada nem como neutros

Comitê Paralímpico Internacional informou o veto a competidores desses países após consulta a federações

Da Reuters
Anéis olímpicos em Cortina d'Ampezzo, na Itália
Anéis olímpicos em Cortina d'Ampezzo, na Itália  • Mattia Ozbot/Getty Images
Compartilhar matéria

Atletas russos e bielorrussos não participarão dos Jogos Paralímpicos de Inverno do próximo ano, mesmo como competidores neutros, informou o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) nesta quinta-feira (23), após consulta às federações internacionais.

Ambos os países foram banidos das competições paralímpicas após a invasão da Ucrânia por Moscou em 2022, mas recuperaram seus direitos plenos de membro do Comitê Paralímpico Internacional após as organizações membros votarem pelo levantamento de suas suspensões parciais no mês passado. A Bielorrússia é um local-chave para a invasão.

No entanto, a federação internacional de cada esporte no programa dos Jogos Paralímpicos é responsável por determinar o caminho de qualificação para seu esporte, bem como a elegibilidade dos atletas para competir.

A Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) votou nesta terça para não facilitar a participação de atletas russos e bielorrussos como Atletas Neutros Individuais (AIN) em seus eventos classificatórios para os Jogos Olímpicos de Inverno e os Jogos Paralímpicos de Milão-Cortina.

A União Internacional de Biatlo (IBU) confirmou que as Federações Russa e Bielorrussa de Biatlo permanecem suspensas de suas competições e, em janeiro, a World Curling estendeu a exclusão de atletas de ambos os países até o final da temporada 2024-25.

Isso significa que nenhuma das nações pode se classificar para os Jogos. Rússia e Bielorrússia podem competir em competições de hóquei no gelo paralímpico, mas não estão entre as equipes envolvidas no torneio classificatório para os Jogos Paralímpicos de novembro.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 acontecerão de 6 a 15 de março.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais