Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Tochas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026 são reveladas 

    Jogos de 2026 acontecerão em Milão, na Itália

    Elvira Pollinada Reuters

    As tochas que conduzirão a chama olímpica nos Jogos Olímpicos de Inverno e Paralimpíadas de 2026 foram reveladas nesta segunda-feira (14), em dois eventos simultâneos. Um em Milão, na Itália, e outro na cidade japonesa de Osaka.

    Feitas de alumínio reciclado, as tochas foram estilizadas em duas versões diferentes: azul para as Olimpíadas e bronze para as Paralimpíadas.

    A ex-esquiadora cross-country Stefania Belmondo e a estrela da esgrima paralímpica Bebe Vio, ambas duas medalhistas de ouro olímpicas, levaram as tochas.

    “É muito fácil de transportar e manusear”, disse Belmondo, que acendeu a pira olímpica nos Jogos de 2006 em Turim, quando a Itália sediou os Jogos de Inverno pela última vez.

    Projetada pela Carlo Ratti Associati, uma empresa de design sediada em Turim, a superfície de cada tocha foi criada para refletir a paisagem que ela atravessará durante o revezamento e colocar a chama olímpica em destaque, disseram os organizadores.

    “A tocha é espetacular, linda, a personificação do gênio do design italiano”, disse Giovanni Malago, presidente do Comitê Olímpico Nacional da Itália.

    Milão e a cidade de Cortina d’Ampezzo, uma das estações de esqui mais famosas da Itália, são as principais sedes dos Jogos, que acontecerão de 6 a 22 de fevereiro do ano que vem. As Paralimpíadas acontecerão no mês seguinte.

    tocha será acesa na antiga Olímpia, na Grécia, berço das Olimpíadas, em 26 de novembro, marcando a contagem regressiva para os Jogos.

    A chegada a Roma está prevista para o início de dezembro e continuará seu revezamento pela Itália antes de chegar a Milão para o acendimento da pira na cerimônia de abertura.

    Além de Milão e Cortina, que ficam a mais de 400 km de distância, os eventos serão realizados em cinco outros locais, incluindo Bormio, onde acontecerão as corridas de esqui alpino masculino.

    Tópicos