Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Quatro em cada cinco torcedores vão acompanhar o Brasileirão 2023

    Apenas 7% citaram preferir ver as partidas de futebol no estádio, com 72% optando pelo conforto do lar, segundo "O Maior Raio-X do Torcedor"

    Taça do Brasileirão 2019 que foi vencido pelo Flamengo
    Taça do Brasileirão 2019 que foi vencido pelo Flamengo Foto: Lucas Figueiredo/CBF

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    “O Maior Raio-X do Torcedor” mostra que mais de 80% dos amantes de futebol no Brasil pretendem assistir ao Campeonato Brasileiro, que começa neste sábado (15).

    Dentro desse grupo existem interesses diferentes, mas a maior parte vai ver quase todas ou a maioria das partidas (27%) ou apenas os jogos do próprio time (23%).

    Vão acompanhar o seu clube e os principais confrontos 16% dos entrevistados, com 15% garantindo que vão assistir só a alguns jogos.

    Já 18% dos torcedores afirmaram que não pretendem assistir às partidas da Série A, e 1% que não souberam ou não responderam.

    Estádio x sofá

    • Em casa – 72%
    • Bares e restaurantes – 12%
    • Casa de amigos ou parentes – 9%
    • Estádios – 7%

    O que impressiona é o fato de apenas 7% dos torcedores dizerem que gostam de ver o jogo no estádio. É um número dez vezes menor do que os 72% que afirmaram preferir ver os confrontos de casa, com mais 9% afirmando que a preferência é pela casa de amigos ou parentes.

    Bares e restaurantes foram os locais citados por 12% dos entrevistados, com 1% falando outro local.

    Outra percepção que a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest permite é que o futebol no Brasil é um programa familiar, pois 49% dos torcedores gostam de ver os jogos com a família. Foram 31% os que citaram amigos e 22% que gostam de acompanhar os jogos sozinhos.

    Por onde preferem acompanhar

    • TV aberta – 47%
    • TV paga – 27%
    • Transmissões oficiais pela internet – 8%
    • Pay-per-view – 5%
    • Aplicativos de streaming – 5%
    • Transmissões piratas – 4%
    • Rádio – 2%

    A televisão é o principal meio de comunicação usado pelo torcedor para acompanhar as partidas do seu time, sendo que 47% têm os canais abertos como o meio mais comum, 27% os canais pagos e 5% os de pay-per-view. Esses três grupos somados significam 79%.

    Na internet, a preferência é pelas transmissões oficiais (8%), com aplicativos de streaming aparecendo com 5% e transmissões piratas com 4%.

    O rádio foi citado por 2% dos torcedores como o meio mais comum de acompanhar jogos de futebol, com 1% citando outro e 1% não sabendo ou não respondendo.

    O fator principal para escolher onde assistir é a qualidade da transmissão, citada por 44%. Depois vem o narrador, com 27%, não ter que pagar a mais, com 11%, e o comentarista do jogo, com 7%. Não sabe ou não respondeu ficou com 8% e outro teve 3%.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.