CNN Esportes

Alcaraz dá ponto ao rival em lance de fair play em Roland Garros

Espanhol admitiu erro em jogada decisiva e chamou atenção pela honestidade

Julia Machado, da CNN
Carlos Alcaraz durante partida contra Ben Shelton no Roland Garros
Carlos Alcaraz durante partida contra Ben Shelton no Roland Garros  • Tim Clayton/Getty Images
Compartilhar matéria

Um gesto de fair play do número 2 do mundo, Carlos Alcaraz, chamou a atenção durante a partida contra o americano Ben Shelton, nesta segunda-feira (2), pelas oitavas de final de Roland Garros.

No primeiro game do segundo set, com o placar em 30/30, Alcaraz foi à rede e se esticou para tentar devolver uma bola. O espanhol conseguiu tocar nela, que caiu na quadra adversária, e o ponto foi inicialmente marcado a seu favor.

No entanto, Alcaraz logo avisou o árbitro de que não estava mais com a raquete na mão no momento do toque — o que torna o ponto ilegal, segundo as regras do tênis. O juiz acatou a informação e atribuiu o ponto a Shelton.

Ainda assim, Alcaraz avançou às quartas de final ao vencer a partida por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (8), 6/3, 4/6 e 6/4. A atitude honesta do espanhol repercutiu nas redes sociais e foi elogiada pela imprensa internacional.

"Se eu fizer algo ilegal, tenho que dizer para ser sincero com todo mundo. É assim que o esporte é, ou deveria ser. Seja justo com o adversário, e foi isso que eu fiz. Ben também me disse que poderíamos repetir um ponto em que o saque dele tocou a fita, e o árbitro não disse nada", afirmou Alcaraz.

O atleta de 22 anos terá como adversário nas quartas o americano Tommy Paul nesta terça-feira (3), a partir das 15h15 (de Brasília).

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais