
Amador vence Alcaraz e estrelas e fatura valor milionário no One Point Slam
Tenista de Sydney supera profissionais da elite, leva $ 1 milhão (R$ 3,6 milhões)

Um tenista amador de Sydney, Jordan Smith, acertou em cheio nesta quarta-feira ao sair com um cheque de $ 1 milhão (R$ 3,6 milhões) após manter a calma e vencer o “One Point Slam”, torneio disputado às vésperas do Australian Open.
O confronto reuniu jogadores amadores e celebridades contra um seleto grupo de 24 profissionais da elite, entre eles Carlos Alcaraz, Jannik Sinner e Iga Swiatek.
Smith, classificado como campeão estadual de Nova Gales do Sul, levou a melhor sobre o bicampeão do Australian Open Sinner e sobre a número quatro do mundo no ranking feminino, Amanda Anisimova, antes de derrotar Joanna Garland na final.
Garland, de Taiwan, número 117 do ranking feminino, chegou à decisão após vencer o número três do mundo Alexander Zverev, o ex-finalista de Wimbledon Nick Kyrgios e Maria Sakkari.
“Eu nem sei mais. Cheguei aqui hoje só feliz por ganhar um ponto. Estava muito nervoso, mas gostei de estar aqui. Foi uma grande experiência”, disse Smith, que acrescentou que pretende comprar uma casa com o prêmio.
O evento, parte da semana de abertura ampliada do Grand Slam, contou com uma chave eliminatória em que “pedra, papel e tesoura” definiam quem sacaria ou receberia, avançando quem vencesse o ponto.
Os amadores tinham direito a dois saques, enquanto jogadores ranqueados na ATP ou WTA podiam sacar apenas uma vez.
A grega Sakkari eliminou o número um do mundo no masculino, Alcaraz, após o espanhol errar uma deixadinha na rede.
“A deixadinha é o meu golpe, não sei o que aconteceu”, disse um surpreso Alcaraz.
A seis vezes campeã de Grand Slam Swiatek caiu diante do espanhol Pedro Martínez, que arrancou suspiros da torcida na Rod Laver Arena ao surpreender o número 10 do mundo, Alexander Bublik, com um saque por baixo.
“Dei a ele um pouco do próprio remédio”, afirmou Martínez sobre Bublik, conhecido pelo toque refinado e pela preferência por golpes de efeito.
O Australian Open será disputado de 18 de janeiro a 1º de fevereiro, no Melbourne Park.


