Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Copa Davis: Itália vence Holanda e conquista o bicampeonato consecutivo

    Italianos foram campeões também em 1976

    Fernando Kallas; Edição: Christian Radnedge e Pritha Sarkarda Reuters

    Uma semana depois de conquistar o ATP Finals, Jannik Sinner completou uma temporada notável ao garantir à Itália o segundo título consecutivo da Copa Davis com uma vitória por 2 a 0 sobre a Holanda na final disputada na cidade de Málaga, no sul da Espanha, neste domingo (24).

    O número 1 do mundo fez uma exibição imponente e superou Tallon Griekspoor por 2 sets a 0 (7/6(2) e 6/2) na segunda partida de simples, garantindo a vitória depois que Matteo Berrettini derrotou confortavelmente Botic van de Zandschulp por 2 a 0.

    Foi a terceira conquista da Itália na competição de seleções masculinas, após vitórias em 1976 e no ano passado. Como também conquistou a Billie Jean King Cup, italianos se tornaram a quinta nação a ganhar os dois títulos na mesma temporada após Estados Unidos, Austrália, República Tcheca e Rússia.

    “Para mim, jogar a Copa Davis é muito importante porque gosto da pressão de ter a Itália sobre meus ombros. É um sentimento diferente, mas acho que lidamos com isso muito, muito bem durante a semana. Se não fosse importante, eu não estaria aqui. Estou muito feliz de fazer parte disso”, disse Siner, campeão do Australian Open e do US Open nesta temporada.

    A Holanda de Paul Haarhuis buscava o título inédito após chegar à final pela primeira vez, mas a favorita Itália simplesmente os dominou. Van de Zandschulp, que encerrou a brilhante carreira de Rafael Nadal no início da semana, não conseguiu enfrentar um inspirado Berrettini.

    Sinner se manteve alerta durante um primeiro set muito disputado, mas acabou dominando Griekspoor no segundo e manteve uma campanha perfeita durante a semana. A vitória levou Berrettini às lágrimas, principalmente porque o tenista havia perdido a final do ano passado por lesão.

    “Significou muito para mim ganhar este título porque Matteo não pôde jogar (em 2023), mas ele estava aqui e nos apoiou, nos deu muita força…Então, compartilhar este momento com ele é um sentimento único”, completou Sinner.

    Sinner foi o principal destaque em quadra dura nesta temporada, tendo vencido sete dos oito títulos antes da Copa Davis na superfície, incluindo os dois Grand Slams de quadra dura. Não à toa, perdeu apenas três partidas em quadra dura durante todo o ano.

    Tópicos