CNN Esportes

Em meio a rumores de romance, Alcaraz e Raducanu caem nas duplas do US Open

Dupla é eliminada na estreia em Nova York após derrota para Draper e Pegula

George Ramsay, da CNN
Carlos Alcaraz e Emma Raducanu, na estreia das duplas mistas do US Open, em Nova York, em 2025
Carlos Alcaraz e Emma Raducanu, na estreia das duplas mistas do US Open  • Elsa/Getty Images
Compartilhar matéria

A tão comentada dupla de Emma Raducanu e Carlos Alcaraz teve uma eliminação precoce na competição de duplas mistas do US Open nesta terça-feira, perdendo na estreia e sem vencer um set.

Raducanu e Alcaraz, que já ergueram o troféu de simples do US Open nesta mesma quadra, foram derrotados por 4-2, 4-2 pelos cabeças de chave Jack Draper e Jessica Pegula, em uma partida que durou apenas 50 minutos no Arthur Ashe Stadium.

O ponto alto da curta campanha veio no segundo set, quando Alcaraz correu para alcançar um backhand cruzado e baixo de Draper, devolvendo a bola na paralela e arrancando uma expressão de espanto de Raducanu.

Em uma competição reformulada, composta quase inteiramente por especialistas em simples, Draper e Pegula tiveram melhor desempenho que a maioria e, mais tarde, derrotaram Mirra Andreeva e Daniil Medvedev por 4-1, 4-1, garantindo vaga na semifinal.

“Não sei bem o que estava esperando, mas acho que está sendo bem positivo até agora, especialmente depois de ficar um tempo sem competir”, disse Draper, que disputou suas primeiras partidas desde a eliminação na segunda rodada de Wimbledon no mês passado.

“Estou feliz com a forma como estou jogando. Ter um bom parceiro também é fundamental – e isso é verdade.”

Pegula, finalista de simples do US Open no ano passado, e Draper enfrentarão os terceiros cabeças de chave, Iga Świątek e Casper Ruud, por uma vaga na final nesta quarta-feira.

Świątek e Alcaraz conquistaram os títulos de simples no Masters de Cincinnati na segunda-feira, antes de voar para Nova York em um jato particular, encarando uma agenda corrida e apertada, já que o torneio de duplas mistas acontece na semana anterior ao evento principal.

“Todos deveriam valorizar o esforço da Iga hoje, porque ela chegou ao hotel apenas 12 horas atrás, às 2h30 da manhã, e já está aqui jogando. Então, muito obrigado, Iga”, disse Ruud em entrevista após a vitória nas quartas de final.

Novo formato

O novo formato das duplas mistas tem gerado controvérsia na comunidade do tênis.

Sem dúvida, houve maior atenção do público e os fãs têm a chance única de ver as maiores estrelas jogando lado a lado ou se enfrentando. Mas isso acontece às custas dos especialistas em duplas, que perdem a chance de disputar um título de Grand Slam.

As 16 duplas estão jogando em um formato reduzido: primeiro a quatro games em cada set, sem vantagem após o 40 iguais e com um tie-break de 10 pontos em vez de um terceiro set completo.

A premiação para a dupla campeã será de US$ 1 milhão, um aumento significativo de US$ 800 mil em relação a 2024.

Nomes diversos

Talvez sem surpresa, os únicos especialistas em duplas no torneio – os atuais campeões Sara Errani e Andrea Vavassori – venceram seus dois jogos, derrotando Elena Rybakina e Taylor Fritz e depois Karolina Muchová e Andrey Rublev.

“Honestamente, sentimos antes de entrar em quadra que nossa missão era disputar este torneio”, disse Vavassori a jornalistas. “Durante o ano não tínhamos certeza. Para nós, era importante enviar uma mensagem antes do torneio.

“Quando recebemos o convite (wild card)… fiquei grato por poder jogar. Pelo menos não havia tantos jogadores de duplas. Estamos também jogando por eles. Acho importante mostrar que jogadores de duplas também são grandes jogadores.

“Nosso principal objetivo no futuro será mudar um pouco a narrativa, porque jogadores de simples são incríveis em simples, mas jogadores de duplas são incríveis em duplas. Se eles enfrentam jogadores de simples, às vezes jogam até melhor porque são mais organizados.”

Errani e Vavassori continuam a defesa do título contra a dupla americana formada por Danielle Collins e Christian Harrison, que entrou de última hora na competição, na semifinal desta quarta-feira.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais