
Estreia na Laver Cup reforça valor de mercado de João Fonseca; entenda
Primeiro brasileiro no torneio criado por Federer joga em São Francisco contra Cobolli
João Fonseca será o primeiro brasileiro a disputar a Laver Cup. O torneio, criado em 2017 por Roger Federer, reúne alguns dos principais nomes do tênis mundial.
A competição, antes bienal, tornou-se anual devido ao sucesso comercial e à entrada de patrocinadores como Rolex, Mercedes-Benz e UBS.
A edição de 2025 acontece em São Francisco, nos Estados Unidos. A estreia do carioca de 19 anos será nesta sexta-feira (19), contra o italiano Flavio Cobolli.
Para especialistas, Fonseca agrega valor por ser o único brasileiro no torneio, vindo de um país estratégico para a expansão do tênis.
Atualmente número 65 do ranking, Fonseca já conquistou títulos como o Next Gen Finals e o Challenger de Camberra.
No Austrália Open, entrou para a história como o mais jovem da Era Aberta a disputar a chave principal de um Grand Slam. Também venceu o Challenger de Phoenix e seu primeiro ATP em Buenos Aires.
Astro em ascensão
O tenista chamou atenção desde a base.
Em 2023, venceu o US Open juvenil, e em 2022, foi destaque da equipe brasileira campeã da Copa Davis Juvenil.
Fora das quadras, João Fonseca começa a ampliar sua presença comercial com contratos de longo prazo.
Neste ano, fechou acordo de cinco anos com a XP, estampando a marca na camiseta e em campanhas de marketing. Ele também é patrocinado pela ON Running, que tem Federer como acionista, além da Rolex.
As marcas o colocam ao lado de nomes como Alcaraz, Swiatek e Sinner.
Especialistas aprovam
“Considerando os recursos de comunicação e como o esporte é consumido, é razoável pensar que João possa ter contratos de patrocínio maiores, em termos relativos, do que Guga teve”, afirma Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
Joaquim Lo Prete, da Absolut Sport, destaca o impacto da ascensão do brasileiro: “Este momento pode gerar mais interesse pelo tênis, tanto para praticar quanto para acompanhar as competições. É o timing perfeito para instituições e marcas.”
Outros especialistas reforçam a força comercial do jovem atleta.
“Apesar da pouca idade, ele já se cerca de grandes marcas internacionais”, diz Fábio Wolff, da Wolff Sports.
Para Ivan Martinho, professor da ESPM, “a era digital acelera sua projeção e cria oportunidades para ele e para os parceiros”.


