
Jannik Sinner bate Carlos Alcaraz e é campeão do ATP Finals
Essa foi a sexta final entre o n°1 e o n°2 apenas em 2025, com o italiano levando a melhor neste domingo (16), em Turim
Jannik Sinner venceu Carlos Alcaraz por dois sets a zero e é o campeão do ATP Finals 2025. A final deste domingo (16), foi a sexta entre os dois apenas esse ano, três delas em Grand Slams.
O italiano leva 1.500 pontos pelo título, mas permanece como n°2 do ranking, já que foi campeão invicto também em 2024, enquanto o espanhol defendia apenas 200 pontos e agora leva mil.
Como foi o jogo?
No início da partida, Alcaraz e Sinner confirmaram rapidamente seus games, dando poucas chances de devolução.
A partida esquentou um pouco mais no segundo game de saque de Sinner, em que Alcaraz conseguiu devolver melhor e chegou ao 40 a 40 com uma dupla falta do italiano, que forçava mais o saque.
O jogo acabou interrompido bem nesse momento, depois que parte do público chamou a atenção para alguém passando mal nas arquibancadas.
Este ATP Finals foi marcado por interrupções para atendimento médico, com o registro de duas mortes de pessoas que assistiam aos jogos.
Carlos e Jannik chegaram a questionar o juiz de cadeira sobre a gravidade da situação e a possibilidade de retomar a partida, mas o árbitro não soube dar mais detalhes.
Após o atendimento inicial na arquibancada, por 11 minutos, o torcedor foi retirado. Não há mais informações sobre o estado de saúde até o momento.
Na volta da parada, o italiano sacou forte e confirmou o game com um ace, assegurando um 2 a 2 no primeiro set.
Quando o set estava em 4/5, antes de Sinner sacar, Alcaraz pediu atendimento médico, apontando um incômodo no posterior de coxa. Mas, apesar do susto, ele seguiu jogando normalmente.
Em todo o set, apesar de boas devoluções, os dois seguiram sendo eficientes em seus saques, forçando ainda mais quando sentiam o crescimento do adversário, sem quebras de ambos os lados.
O espanhol foi o que chegou mais perto, chegando a ter vantagem quando o italiano sacava em 5/6.
Mas mais uma vez Sinner colocou bem seu saque, impedindo Alcaraz de levar o set e forçando o tiebreak, onde levou a melhor, por 7/6 (7/4).
No intervalo entre sets, o fisio voltou à cadeira de Carlos, que enfaixou a perna na região em que sentiu o incômodo, durante a devolução de um saque.
Mesmo com a questão física, o espanhol começou o segundo set bem, quebrando o saque de Sinner. Mas o italiano devolveu quando o adversário sacava em 3/2.
O nº1 ainda teve a chance de mais uma quebra no game seguinte, mas Jannik salvou o break point e, em seguida, sacando com intensidade, confirmou.
A definição do jogo veio no saque de Alcaraz, quando o set estava em 5/6. O italiano contou com os erros do espanhol para conseguir a quebra e fechar o jogo sem um novo tiebreak, com parciais de 7/6 (7/4), 7/5.
Com isso, Sinner defendeu o título que já tinha conquistado em 2024 e mantém os 1.500 pontos que faziam parte de seu ranking.


