CNN Esportes

Medvedev sucumbe ao calor e é eliminado na estreia de Wimbledon

Benjamin Bonzi conquistou vitória inédita sobre o ex-número um do mundo

Da Reuters
Medvedev foi superado por superado por Bonzi em Wimbledon
Daniil Medvedev foi superado por superado por Benjamin Bonzi em Wimbledon  • Divulgação/FFT
Compartilhar matéria

Daniil Medvedev não resistiu às condições escaldantes e ao desempenho inspirado de um adversário francês que não vencia uma partida na grama havia três anos.

Nesta segunda-feira (30), o cabeça de chave número 9 foi eliminado na primeira rodada de Wimbledon ao ser superado por Benjamin Bonzi por 7-6(2), 3-6, 7-6(3) e 6-2.

O russo, semifinalista nas duas edições anteriores no All England Club, demonstrou desconforto ao longo das três horas de partida disputada na Quadra 2, que parecia um forno sob temperatura superior a 32 graus Celsius.

Determinado a manter o retrospecto de sempre avançar ao menos à segunda rodada em Londres, Medvedev chegou a descontar a frustração na própria raquete, que foi arremessada ao chão depois de Bonzi levar a melhor no tiebreak do terceiro set.

Mas não houve alívio para o ex-número um do mundo.

“Fiquei surpreso com o nível dele… Não havia muito que eu pudesse fazer melhor”, disse Medvedev a jornalistas. “Todo golpe que eu dava, mesmo os bons, ele devolvia. Hoje, ele mal errou. Quando você está em chamas, tudo entra. Tudo o que ele fazia era difícil para mim. Eu lutei. Tentei”.

Enquanto torcedores buscavam sombra sob guarda-chuvas, chapéus de aba larga, jornais e qualquer outro improviso para se proteger do sol abrasador, os jogadores tiveram apenas uma pausa de 10 minutos ao fim do terceiro set, quando entrou em vigor a regra de calor extremo de Wimbledon.

A interrupção, porém, pouco ajudou Medvedev, que voltou à quadra já em desvantagem de 2-0 no quarto set diante do 64º colocado do ranking. Sem reação, o russo acabou cometendo um erro de backhand que deu ao francês o primeiro match point.

Bonzi confirmou a vitória histórica poucos segundos depois, quando Medvedev mandou um forehand para fora.

“É especial para mim hoje. Foi minha primeira vitória sobre um top 10 em um Grand Slam. Eu amo este lugar”, celebrou Bonzi diante do público.

“Daniil é um grande jogador. Às vezes é mais fácil enfrentar alguém assim logo na primeira rodada, porque eles ainda não se acostumaram a jogar na grama no começo do torneio. Eu não tinha nada a perder e joguei meu melhor tênis”.

Após o cumprimento protocolar na rede, a irritação de Medvedev voltou a aflorar. O russo descarregou golpes violentos de raquete contra a cadeira e a bolsa ao lado da quadra.

A eliminação precoce marcou mais um revés nos torneios do Grand Slam para Medvedev nesta temporada, após a queda na segunda rodada do Australian Open e a derrota logo na estreia em Roland Garros.

A frustração foi ainda maior por ele ter disputado a final de Halle apenas oito dias antes.

“Com certeza estou muito decepcionado pelo fato de ter perdido”, admitiu. “Se eu conseguir jogar como fiz em Halle, ou mesmo como joguei hoje, sinceramente acredito que posso voltar ao top 10. É questão de um resultado, certo? Joguei bem em Halle, voltei ao top 10. Joguei mal aqui, saí do top 10”.

(Reportagem de Pritha Sarkar, edição de Ed Osmond e Toby Davis)

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais