
“Vou jogar sério”: João Fonseca fala sobre enfrentar Alcaraz em Miami
Brasileiro número 24 do mundo fala sobre expectativa para o Miami Invitational, elogia torcida e disputará duplas mistas ao lado de Amanda Anisimova

O brasileiro João Fonseca vive uma fase que ele mesmo admite ainda custar a acreditar. Aos 19 anos, o número 24 do ranking da ATP concedeu entrevista nesta sexta-feira (7) no loanDepot park, estádio do Miami Marlins, onde disputará o Miami Invitational de tênis no dia 8 de dezembro. O evento marcará a primeira partida profissional da modalidade na história do estádio de beisebol da equipe da MLB.
Durante a coletiva, o torneio anunciou uma novidade: um duelo de duplas mistas entre Carlos Alcaraz e Emma Raducanu contra João Fonseca e Amanda Anisimova. O jogo acontecerá entre as partidas de simples (Raducanu x Anisimova e Alcaraz x Fonseca) e promete ser uma das atrações da noite.
“Com certeza haverá muita diversão. Espero que a gente vença, eu e a Amanda. Eu não quero perder, sou competitivo. Então, sim, vai ser muito divertido, mas eu vou jogar sério”, afirmou Fonseca, rindo.
O jovem brasileiro também comentou sobre o desafio de enfrentar Alcaraz, atual número 2 do mundo, e o carinho do público brasileiro em Miami. “É um prazer estar aqui, poder jogar ao lado desses campeões. Eu sou apenas um garoto tentando trilhar meu caminho. Temos uma comunidade muito grande de brasileiros, o que vimos no Miami Open foi incrível. Espero que venham de novo e façam muito barulho”, disse.
Fonseca relembrou o rápido salto em sua carreira, de promessa juvenil a campeão de ATP 500, na Basileia, e um dos nomes mais promissores do circuito.
“Se alguém me dissesse há dois anos que eu jogaria contra o Alcaraz, em Miami, eu não acreditaria. Provavelmente estaria no colégio”, brincou. “Foi tudo muito rápido. Decidi seguir no profissional, consegui bons resultados, e agora estou aqui, 24 do mundo. Estou muito feliz com o que está acontecendo e quero seguir por mais.”
João ainda recebeu homenagens ao final da coletiva: uma camisa personalizada do Miami Marlins, entregue por Caroline O’Connor, presidente de operações comerciais da equipe, e um quadro criado por Romero Britto, artista brasileiro radicado em Miami.
O Miami Invitational será realizado no dia 8 de dezembro, com início às 19h (horário local). O evento reunirá três partidas:
- Amanda Anisimova x Emma Raducanu
- Anisimova/Fonseca x Raducanu/Alcaraz
- Carlos Alcaraz x João Fonseca


