
Wawrinka vence batalha de cinco sets e avança no Australian Open
Aos 40 anos, suíço derrota Arthur Gea e segue vivo na competição

Stan Wawrinka sobreviveu para mais um dia em sua última participação no Australian Open, nesta quinta-feira (22), ao vencer uma verdadeira maratona contra o francês Arthur Gea no Melbourne Park. Tricampeão de Grand Slam, o suíço de 40 anos precisou de cinco sets para triunfar por 4-6, 6-3, 3-6, 7-5 e 7-6 (10-3).
Campeão de seu primeiro Grand Slam em Melbourne, em 2014, Wawrinka ainda conquistou Roland Garros em 2015 e o US Open em 2016. Antes do início do torneio, ele anunciou que pretende se aposentar ao fim da temporada 2026.
Empurrado pela torcida, o veterano fez jogo equilibrado contra um adversário 19 anos mais jovem nos primeiros games e reagiu após perder o set inicial, empatando a partida com a vitória no segundo set.
Gea voltou a ficar à frente ao vencer o terceiro set, depois de quebrar o saque do suíço para abrir 5-3, aproveitando um erro de backhand de Wawrinka que saiu além da linha lateral. Na sequência, o francês confirmou o serviço para fechar a parcial.
No quarto set, os dois trocaram quebras de saque, mas Wawrinka levou a melhor e forçou a decisão. No set final, o suíço abriu 2-0 e levou a mão à cabeça para destacar sua força mental, enquanto a torcida da Kia Arena vibrava.
Gea reagiu e buscou a igualdade, mas Wawrinka manteve o nível elevado, jogando como em seus melhores anos mesmo quando o rival começou a sentir cãibras. No super tie-break, o suíço foi dominante e garantiu a vitória, avançando à terceira rodada do Australian Open pela primeira vez desde a campanha até as quartas de final em 2020.


