Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Torcedores de Bahia e Paysandu têm as rivalidades mais claras do Brasil

    Para 100% dos torcedores do Papão, o Remo é o maior rival do seu clube de coração

    Jogadores do Paysandu comemoram vitória sobre o Remo no Campeonato Paraense 2023
    Jogadores do Paysandu comemoram vitória sobre o Remo no Campeonato Paraense 2023 Márcio Melo/Paysandu

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    O Paysandu, de Belém, é o clube que tem a rivalidade mais definida do Brasil: o Remo. Isso porque 100% dos seus torcedores apontaram o Leão como maior rival do Papão da Curuzu em “O Maior Raio-X do Torcedor”.

    Números próximos foram registrados na relação entre Bahia e Vitória: para 98% dos tricolores, o rubro-negro é o maior rival.

    Esses são os dois clubes, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, que têm a rivalidade mais clara para os seus torcedores.

    Ainda no Nordeste, tem um caso que traz o outro lado da moeda. O maior rival do Sport, segundo a sua torcida, é o Santa Cruz, mas apenas 33% dos rubro-negros apontaram o Santinha nessa condição.

    “Não foi possível fazer a análise contrária dos rivais desses três times, que carregam extremos no que se refere à rivalidade, porque seus principais rivais não tiveram número de torcedores suficientes encontrados na pesquisa”, explica Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, responsável pelo trabalho.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.