Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Veja onde deve ser a final da Copa Libertadores de 2024

    Associação argentina ofereceu Buenos Aires para ser a sede; estádio deve ser definido só com torneio em andamento

    Taça da Libertadores, que será entregue ao campeão do torneio
    Taça da Libertadores, que será entregue ao campeão do torneio Manuel Velasquez/Getty Images

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    A direção da AFA (Associação de Futebol da Argentina) se candidatou para receber a final da Copa Libertadores de 2024, previamente marcada para 30 de novembro, um sábado. A Itatiaia apurou que a Conmebol gostou da possibilidade, já que o país ainda não recebeu uma decisão única da competição.

    Buenos Aires seria a sede, e isso deve ser confirmado até março de 2024. Mas a escolha do estádio só ocorreria mais ao final do ano, quando estivesse mais claro quais clubes poderiam ser os finalistas. O reformado Monumental de Nuñez, estádio do River Plate, com capacidade para mais de 80 mil pessoas, é o plano A, mas vai depender dos possíveis finalistas.

    Caso no afunilamento do mata-mata as equipes argentinas fiquem fora, ou os clubes candidatos tenham menor capacidade para levar grande número de torcedores até a capital argentina, um estádio com menor capacidade seria escolhido.

    O Fluminense, campeão da Libertadores de 2023, e o São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil, são os brasileiros já classificados para a Libertadores de 2024. Os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro da Série A vão direto à fase de grupos, enquanto quinto e sexto disputam as fases preliminares.

    Apoio da CBF

    O presidente da AFA, Claudio Tapia, formalizou a candidatura para a Conmebol na semana passada, quando esteve no Brasil para a final da Libertadores-2023 entre Fluminense e Boca Juniors, no Rio, sábado passado (4). Os brasileiros venceram por 2 a 1, na prorrogação.

    O tema, entretanto, ainda não esteve na pauta da reunião do Conselho da confederação sul-americana que ocorreu na sexta-feira (3), na sede da CBF. Isso será colocado aos filiados em encontro no início de 2024. Os presidentes da confederação brasileira, Ednaldo Rodrigues, e da Associação Uruguaia de Futebol, Ignacio Alonso, apoiaram o pleito argentino.

    Desde 2019 os torneios de clubes da Conmebol, as Copas Libertadores e Sul-Americana, têm suas finais em jogos únicos. Lima, em 2019, Maracanã, em 2020 e 2023, Montevidéu, em 2021 e Guayaquil, em 2022, foram as sedes das decisões da Libertadores. Assunção (2019), Córdoba (2020 e 2022), Montevidéu (2021) e Maldonado (2023) foram palco do fim da Sul-Americana.

    A Copa Sul-Americana

    Já para a final da Copa Sul-Americana, até o momento não há país candidato. A Conmebol considerou positiva a final realizada entre Fortaleza e LDU de Quito, em 28 de outubro, na cidade e Maldonado, na região de Punta del Este, no Uruguai. O jogo foi no pequeno estádio Domingo Burgueño, com público de 22 mil pessoas.

    Tendência é que a a Conmebol escolha um país-sede com antecedência para a final da Copa Sul-Americana, mas espere a definição dos semifinalistas, e a capacidade de levar torcedores ao estádio, para decidir o palco. O jogo está previamente marcado para 23 de novembro do ano que vem.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas