
Italiana supera Gabi e é eleita melhor jogadora de vôlei do mundo
Monica De Gennaro, líbero da seleção da Itália, conquistou dois títulos com a equipe nacional em 2025

A líbero italiana Monica De Gennaro superou a brasileira Gabi Guimarães e foi eleita a melhor jogadora de vôlei do mundo em 2025.
O ranking é elaborado pela equipe de social media da Volleyball World, plataforma oficial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), e leva em consideração o desempenho das atletas ao longo do ano.
De Gennaro, que está com 38 anos, conquistou nesta temporada o Campeonato Mundial e a Liga das Nações com a seleção italiana. Neste último título, ela foi eleita a MVP do torneio.
"Ela redefiniu o papel da líbero por praticamente duas décadas", publicou a Volleyball World no X.
#1 Monica De Gennaro 🇮🇹
THE BEST OF 2025.
The end of a legendary journey.
In 2025, Moki closed her arc with the Italian national team. First called up in 2006, stepping in for Cardullo, she went on to redefine the libero role for nearly two decades.
With the Azzurre jersey 🇮🇹… pic.twitter.com/sJIXsw2Lsv
— Volleyball World (@volleyballworld) December 31, 2025
Integrante da equipe nacional desde 2006, a italiana também soma outras conquistas importantes, com destaque para a medalha de ouro na Olimpíada de Paris 2024.
Gabi Guimarães também teve uma grande temporada, que viu a ponteira ser protagonista tanto na Seleção Brasileira quanto em seu clube, o Conegliano, da Itália.
Com o Conegliano, Gabi foi campeã italiana, da Champions League e da Copa da Itália. O time também foi vice na Supercopa da Itália e no Mundial de Clubes, que aconteceu em São Paulo no início de dezembro.
Pela Seleção, foi vice-campeã da Liga das Nações (VNL), perdendo a final para a Itália por 3 a 1, e bronze no Mundial, vencendo o Japão por 3 a 2 na disputa do terceiro lugar.
Ranking da Volleyball World
- Monica De Gennaro (Itália)
- Gabi Guimarães (Brasil)
- Alessia Orro (Itália)
- Melissa Vargas (Turquia)
- Julia Kudiess (Brasil)
- Ekaterina Antropova (Itália)
- Mayu Ishikawa (Japão)
- Paola Egonu (Itália)
- Anna Danesi (Itália)
- Myriam Sylla (Itália)


