Eau de Space: a pedido da Nasa, químico lança perfume com o aroma do espaço


Allen Kim, da CNN
29 de junho de 2020 às 08:52 | Atualizado 29 de junho de 2020 às 09:20
Eau de Space é um perfume desenvolvido com base no cheiro do espaço sideral

Eau de Space é um perfume desenvolvido com base no cheiro do espaço sideral

Foto: Eau de Space Fragrance

Espaço, a fragrância final. Se alguma vez você já se perguntou como é o cheiro do espaço, um novo perfume pode ter a resposta. 

Foi lançada recentemente uma nova fragrância chamada Eau de Space, para levar o aroma do espaço sideral à Terra.

O perfume foi desenvolvido pelo químico e fundador da Omega Ingredients, Steve Pearce, segundo o gerente de produtos da companhia, Matt Richmond. A marca é focada na “criação de sabores e ingredientes naturais da mais alta qualidade para a indústria de alimentos e bebidas”, diz ela em seu site oficial.

Pearce foi contratado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa) para recriar o odor em 2008. Ele levou cerca de quatro anos para desenvolvê-lo.

Assista e leia também:

Astrônomos podem ter detectado luz entre buracos negros pela primeira vez

Nasa muda nome de sede para homenagear primeira engenheira negra da agência

Astrônomos testemunham 'batimento do coração' de um buraco negro

O aroma foi criado para ajudar os astronautas em seu treinamento antes de serem colocados em órbita. Era parte do objetivo da Nasa eliminar qualquer potencial surpresa que os astronautas poderiam encontrar ou experimentar no espaço, segundo a iniciativa.

“É como o cheiro de uma arma, logo após o disparo”, contou à CNN Peggy Whitson, astronauta e ex-moradora da Estação Espacial Internacional, em uma entrevista em 2002 sobre o cheiro do espaço. “Acredito que tem um odor quase amargo, além de queimado.”

Richmond disse que já teve problemas para descrever a fragrância. “Os astronautas descrevem o cheiro como uma mistura de pólvora, carne carbonizada, framboesas e rum”, afirmou.

O objetivo principal da empresa com Eau de Space é aumentar o interesse de estudantes em aprender sobre ciência, tecnologia e matemática, através do que Richmond chama de “educação experiencial”. Ele espera que o produto inicie essa conversa, com pais, professores e cientistas.

Richmond disse ainda que a companhia busca lançar uma fragrância chamada Smell of the Moon (Cheiro da Lua) para aproveitar a onda de interesse em torno de Eau de Space.

(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês.)