Moschino coloca bonecos na passarela da Semana da Moda de Milão


Jacqui Palumbo, da CNN
28 de setembro de 2020 às 10:57
Manequins no desfile da Moschino

Moschino Primavera-Verão 2021

Foto: Moschino

O menor dos desfiles de moda foi encenado durante a Semana da Moda de Milão, sem nenhum modelo ou convidado presentes.

No lugar deles, as peças mais novas da Moschino foram exibidas por criações dos estúdios Jim Henson. Mas o evento não foi uma recriação bizarra dos Muppets (que deram fama a Jim Henson): o diretor criativo da Moschino, Jeremy Scott, recrutou a ajuda da Creature Shop dos estúdios Jim Henson para fazer seu desfile da coleção Primavera-Verão 2021 em um cenário em miniatura preenchido inteiramente por marionetes.

Com a continuidade do Mês da Moda em meio à pandemia, os estilistas exercitaram ainda mais suas células criativas usando uma mistura de apresentações digitais e desfiles ao vivo, com distanciamento social, no lugar das passarelas tradicionais. Scott optou por um show (literal) em escala reduzida com todas as modelos e participantes como bonecos, com sósias de rostos famosos, incluindo Anna Wintour e o editor-chefe da Vogue britânica, Edward Enninful, na plateia.

Manequins no desfile da Moschino

Moschino Primavera-Verão 2021

Foto: Moschino

“Não apenas todas as roupas tiveram que ser reduzidas e todos os acessórios diminuídos para o tamanho dos bonecos, como também todo o público teve que ser criado e vestido", disse Scott em uma entrevista em vídeo à CNN Style.

O evento é bem diferente das apresentações anteriores da marca italiana, que se tornou conhecida por seus looks kitsch e luxuosos depois que ficou sob a direção do estilista norte-americano. Na Semana da Moda em Milão anterior, a Moschino iluminou a passarela com lustres e colocou modelos de com minissaias e perucas altas inspiradas em Maria Antonieta, tudo ao som de um remix de “Girls on Film”, do Duran Duran.

Leia também:
9 mitos comuns sobre moda ética e sustentável
Como a cor lilás virou símbolo da luta LGBTQI+

Manequins no desfile da Moschino

Moschino Primavera-Verão 2021

Foto: Moschino

Para esta coleção de moda feminina Primavera-Verão 2021 (que estará disponível em tamanhos humanos), Scott diminuiu o drama com vestidos elegantes com laços enormes e saias de tule e golas e capas dramáticas, em rosa e azul suaves, verde ervilha, dourado e preto. Mas há também uma narrativa contada através dos detalhes invertidos das vestimentas, com espartilhos vitorianos, costuras e bolsos internos enfatizados na parte externa das vestimentas e saias em leque abaixo das bainhas.

“Como o mundo parece estar se dividindo ao longo de suas costuras, o funcionamento interno de algo novo será exposto”, explicou Scott em um comunicado à imprensa, referindo-se ao impacto da pandemia no mundo.

O diretor de criação teve seu próprio sósia-marionete no desfile, vestindo uma coroa e uma camiseta Moschino. Para a CNN Style, ele disse: “Por mais que tenha amado trabalhar com as marionetes e por mais orgulhoso que esteja desse desfile, sinto falta de trabalhar com modelos reais e aquela energia de ter um público real e todos reunidos. E espero que muito em breve eu possa fazer isso pessoalmente novamente”.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).