Pintura de Van Gogh é recriada com peças Lego e ganha exposição no MoMA

Um jovem de Hong Kong recriou a pintura "A Noite Estrelada" do famoso artista com 2.316 peças Lego

LEGO

Lianne Kolirinda CNN

Ouvir notícia

Quando o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) comprou “A Noite Estrelada” de um colecionador particular em 1941, a pintura não era muito conhecida.

Nos 81 anos seguintes, a obra-prima de Vincent van Gogh inspirou tudo, desde um single de sucesso do cantor Don McLean, em 1971, até mercadorias produzidas em massa, incluindo lenços, guarda-chuvas e garrafas de água.

Agora a Lego está entrando em ação, pois convida os fãs a reproduzir as pinceladas do pintor holandês – em forma de tijolo.

O conjunto de 2.316 peças, destinado a adultos e que custará US$ 169,99 (cerca de R$ 850), foi projetado por Truman Cheng, um jovem de 25 anos de Hong Kong, por meio de uma participação na plataforma Lego Ideas, que pega designs sonhados por fãs, coloca para uma votação pública e os transforma em realidade.

Outras ideias vencedoras que surgiram da plataforma incluem uma máquina de escrever em funcionamento, a casa do filme “Esqueceram de Mim” e uma cena de “Seinfeld”.

Para pintar “A Noite Estrelada”, Van Gogh se inspirou na vista de sua janela no hospital psiquiátrico do Mosteiro de Saint-Paul de Mausole, em Saint-Rémy, França, onde passou 12 meses entre 1889 e 1890 – o ano da sua morte.

O estudante de doutorado Cheng disse que sua inspiração nasceu de brincar com Lego e perceber que, quando ele organizava as peças em intervalos aleatórios, eles se assemelhavam às pinceladas distintas de Van Gogh.

A obra, criada em conjunto com o Museu de Arte Moderna de Nova York, apresenta uma pintura em miniatura de Van Gogh / LEGO

Em um comunicado divulgado pela marca em seu site, ele afirmou: “Foi uma boa provocação para criar truques e técnicas para capturar a aparência da pintura original.”

Sarah Suzuki, diretora associada do MoMA, disse no comunicado: “No MoMA, celebramos a oportunidade de conectar arte e público e estamos entusiasmados por fazer parte de uma nova maneira de experimentar o trabalho de Van Gogh e inspirar o impulso criativo em pessoas de todas as idades.”

Em conjunto com o lançamento, a Lego lançou uma competição para os fãs enviarem suas próprias miniconstruções inspiradas no céu noturno. Os projetos vencedores farão parte de uma instalação exibida no saguão do MoMA neste verão.

O conjunto estará inicialmente disponível para membros do MoMA e Lego VIPs a partir de 25 de maio, antes de ser colocado à venda geral uma semana depois.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN