OPINIÃO
A nova era da experiência nos serviços financeiros


A experiência do cliente tem sido um motor de transformação em diversos setores, e no mercado financeiro, isso se intensificou com o avanço da inteligência artificial (IA) e o uso massivo de dados. Iniciamos a “era da experiência”, onde soluções personalizadas transformarão a maneira de fazer banking.
As pessoas não buscam IA por si só, mas querem resolver problemas reais: quitar dívidas, acelerar a compra de um imóvel, entre outros. Buscam conveniência e soluções práticas para melhorar sua vida financeira, presente e futura. A base disso está na adaptação da IA para suas necessidades.
As instituições financeiras têm à disposição acesso a dados valiosos, que aliados a pesquisas sobre hábitos de consumo, para compreender o comportamento humano, podem oferecer soluções ajustadas às necessidades dos clientes, como investimentos automatizados, gestão inteligente do fluxo de caixa e planejamento financeiro personalizado. Na “era da experiência”, essa análise profunda é essencial para criar serviços inovadores e conectados ao perfil de cada um, ajudando-os a tomar melhores decisões financeiras.
Essas transformações são possibilitadas pela tecnologia e pela cultura organizacional. Bancos precisam se adaptar a novos modelos de trabalho e a uma cultura que impulsione a forma de entregar produtos e serviços.
O Design tem um papel central nesse processo, com sua capacidade de compreender as emoções e comportamentos dos clientes. No Itaú, trabalhamos para garantir que a experiência de nossos clientes seja cada vez mais fluida e intuitiva, e o Design é uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo.
O Itaú tem evoluído nesse processo, com metodologias próprias de Design que buscam simplificar a vida dos clientes. O superapp da instituição, por exemplo, oferece uma jornada mais intuitiva, sem fricções. Além disso, o Itaú Design Language, uma metodologia que guia todas as experiências digitais, tem sido essencial nessa transformação.
A criação de produtos e serviços mais humanos e conectados com as necessidades reais dos clientes não é apenas um desafio, mas uma oportunidade de gerar um impacto real no mercado.
A verdadeira mudança no setor financeiro requer mais do que transações: cada cliente deve se sentir no controle de suas finanças, com apoio de uma plataforma que funcione como consultora financeira. Acreditamos que, por meio do uso da tecnologia, podemos construir uma experiência bancária mais próxima da realidade e das necessidades dos clientes.
Estamos inaugurando uma nova era para o setor, a “era da experiência”, e o Design é um pilar estratégico para essa transformação, já que ele define como os clientes se relacionam com seu dinheiro de forma mais positiva e com um futuro financeiro mais promissor.
Fórum CNN
Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.
Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN.