Cinco estratégias para tornar colaboradores voluntários

No mundo corporativo atual, o voluntariado empresarial não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. As iniciativas de voluntariado promovem um ambiente de trabalho mais colaborativo e engajado e ajuda a atrair talentos de gerações cada vez mais preocupadas em fazer mais pela sociedade. Além disso, fortalecem a imagem da empresa.
No entanto, despertar o interesse e conseguir a participação dos colaboradores em programas de voluntariado pode ser desafiador.
Para que um programa de voluntariado seja bem-sucedido, é essencial adotar estratégias eficazes de engajamento, planejar as ações com antecedência e ter recorrência nos programas. A experiência que tivemos no último ano no BNP Paribas nos mostrou alguns passos importantes nesta jornada. Com essas iniciativas conseguimos aumentar o número de atividades de campo em 118% e o total de horas de voluntariado em 115% na comparação entre 2023 e 2024.
Conectar o voluntariado aos valores da sua empresa: Para que os colaboradores se sintam motivados a participar, acredito que o voluntariado precisa estar alinhado com os valores e propósitos da empresa. Se a organização tem como pilar a educação, por exemplo, pode criar programas de mentoria para jovens em situação de vulnerabilidade. Quando as ações fazem sentido dentro da cultura organizacional, o engajamento se torna natural e autêntico.
Dar opções flexíveis de participação: Além das tarefas de trabalho, cada colaborador tem uma rotina diferente e disponibilidades variadas. Para garantir maior adesão, oferecer opções flexíveis, como atividades pontuais, doações, mentorias online ou programas de voluntariado corporativo aos finais de semana é fundamental. No BNP Paribas, por exemplo, temos o programa 1 Million Hours 2 Help, que cede horas de trabalho dos colaboradores do grupo para incentivar a participação em ações de voluntariado. Quanto mais acessíveis forem as ações, maior será o número de participantes.
Reconhecer e valorizar os colaboradores voluntários: O trabalho de engajamento não deve terminar com o fim das ações. O reconhecimento é um fator essencial para manter a motivação e inspirar mais pessoas a aderirem ao programa e gerar uma frequência recorrente. Criar prêmios, certificados e espaços para compartilhar histórias de voluntariado nos canais internos da empresa são algumas formas eficazes que encontramos de valorizar os esforços dos colaboradores. No BNP Paribas, por exemplo, premiamos as três pessoas que participaram de mais ações ao longo do ano em um evento apresentado pelo CEO que reúne todo o banco. Nessa mesma ocasião, trazemos o depoimento de alguns voluntários, o que é bastante inspirador de ser compartilhado.
Liderar pelo exemplo: A liderança tem um papel fundamental na adesão ao voluntariado. Quando executivos e gestores participam ativamente das iniciativas, eles inspiram os demais colaboradores a fazerem o mesmo. No ano de 2024, 72% da alta liderança do BNP Paribas esteve presente em ao menos uma ação de voluntariado realizada pelo banco e isso foi crucial para que as equipes se sentissem incentivadas a participar.
Estabelecer parcerias com ONGs e instituições: Trabalhar com organizações que já possuem um caminho trilhado em prol de causas sociais pode potencializar o impacto das iniciativas corporativas. Buscar ONGs e instituições de confiança nos permitiu estruturar melhor os programas e garantir que as ações sejam consistentes e recorrentes.
Um programa de voluntariado bem-estruturado vai além de beneficiar a comunidade — ele também consolida a cultura da empresa, engaja os colaboradores e reforça seu compromisso com a responsabilidade social e atrai talentos. A sua empresa já faz do voluntariado uma prioridade?
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