Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    • Rafael Chang - CEO da Toyota para América Latina e Caribe
    Ver mais sobre o autor
    • Rafael Chang - CEO da Toyota para América Latina e Caribe

      Rafael Chang é CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

      Fechar
    opinião

    Competitividade, juntos pelo Brasil

    A Toyota está presente no Brasil há 66 anos, investindo continuamente em tecnologia e inovação com o objetivo de oferecer as melhores soluções em mobilidade para o atendimento das necessidades e anseios dos consumidores. Recentemente a Toyota anunciou um investimento de R$ 11 bilhões para ampliar nossa produção local de veículos, principalmente devido a aderência da tecnologia híbrida flex ao mercado brasileiro, mas também atingindo o mercado regional, e assim gerando e distribuindo mais valor para toda a sociedade, na forma de empregos e desenvolvimento econômico.

    Acreditamos que o desafio do aquecimento global e a consequente agenda de transição energética são temas centrais na pauta global e por isso estarão em destaque nas reuniões do G20 e da COP 30 sediadas no Brasil neste e no próximo ano, impondo a necessidade de os países avançarem ainda mais na direção de produtos, combustíveis e manufaturas sustentáveis. Nesse sentido, ressaltamos a importante decisão do Governo Federal, de lançar as políticas Combustível do Futuro, Nova Indústria Brasil e Programa Mover, que trazem valiosas diretrizes para a efetiva reindustrialização verde do nosso país.

    Essa nova agenda é uma oportunidade única para o Brasil conquistar mais espaço e novos mercados na exportação de produtos verdes de alta tecnologia, como veículos eletrificados, suas partes e peças, adicionando maior valor agregado à pauta brasileira de exportação de produtos manufaturados.

    Também é uma oportunidade para a exportação de conceitos alternativos de descarbonização da mobilidade para países que tem um contexto de infraestrutura, econômico e social semelhante ao nosso. Um bom exemplo disso é a Índia, que está progressivamente seguindo o caminho da mobilidade sustentável com o uso do bioetanol, e das tecnologias flex e hibrida-flex, a partir da experiência brasileira.

    No entanto, para o País aproveitar plenamente essa nova janela de oportunidade, faz-se necessário, da mesma forma como realizado com o Programa MOVER, assegurar demais condições de competitividade e previsibilidade no cenário de negócios para a indústria brasileira.

    Harmonização dos marcos regulatórios, reforma tributária visando a não cumulatividade de impostos e a não aplicação do imposto seletivo sobre veículos, são iniciativas que podem melhorar o ambiente de negócios, proporcionando condições mais favoráveis para o planejamento dos novos investimentos do setor automotivo, contribuindo para o adensamento da cadeia produtiva no país.

    A Toyota sempre acreditou no Brasil e nos brasileiros. Por isso decidimos construir aqui uma importante base industrial para atendimento do mercado local e regional, com nossos produtos de alta tecnologia e qualidade produzidos localmente, gerando emprego, renda, desenvolvimento econômico e social. Com regras claras e justas, certamente o país poderá atrair novos investimentos, aumentar as exportações e distribuir mais valor para toda a sociedade. O Mover é um passo muito importante, mas precisamos ir além e garantir competitividade para a indústria nacional. Juntos, vamos trabalhar para o desenvolvimento do Brasil.

    Fórum CNN

    Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

    Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN.

    Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.