Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    • Pedro Paro - CEO e Fundador da Humanizadas
    Ver mais sobre o autor
    • Pedro Paro - CEO e Fundador da Humanizadas

      Pedro Paro é CEO e Fundador da Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de Inteligência de Dados que visa beneficiar pessoas, sociedade e planeta.

      Pedro também é pesquisador de doutorado da Universidade de São Paulo (USP).

      Fechar
    opinião

    Empresas que adotam boas práticas possuem retorno 615% superior ao Ibovespa nos últimos 12 anos

    Estamos vivenciando a era do ESG e cada vez mais vemos exemplos diários de como adotar boas práticas dentro das organizações contribuem para os negócios e para o planeta.

    Mas, além dos desafios complexos desse novo mundo e nova economia, faltava ainda ao mercado, ferramentas que fossem mais palpáveis para mensurar os impactos dessas práticas para que pudéssemos enxergar o que efetivamente vinha sendo feito pelas empresas e seus resultados de curto, médio e longo prazos.

    O que se pode constatar nos últimos quatro anos é que estas organizações possuem culturas mais saudáveis e positivas, como é apontado na pesquisa Melhores Para o Brasil.

    O estudo diz que as lideranças são 145% mais otimistas com relação ao futuro da organização; os colaboradores possuem 130% maior probabilidade de indicar o trabalho atual para outras pessoas; os clientes possuem índice de satisfação 98% superior ao mercado; os fornecedores estão 95% mais otimistas com relação ao futuro da parceria; e as comunidades locais possuem 75% maior probabilidade de indicar essas organizações; além delas também possuírem 137% maior atenção com as melhores práticas ambientais.

    Liderar pessoas e gerenciar uma organização é dar atenção aos públicos de interesse. As Melhores Para o Brasil não apenas dão maior atenção ao engajamento de seus públicos de interesse, como também lucram a partir da paixão e de um propósito maior.

    São organizações que buscam gerar retorno positivo para todos os stakeholders, ou seja, todos os públicos interessados no sucesso do negócio – sócios, acionistas, lideranças, colaboradores, clientes, consumidores, fornecedores, parceiros, comunidades locais e meio ambiente.

    Nos últimos 12 anos, os dois principais índices do mercado brasileiro, o Ibovespa e o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), tiveram retorno financeiro acumulado de 58% e 51%, respectivamente, considerando o período de dezembro de 2010 a dezembro de 2022.

    O país enfrentou uma série de crises nesse período – econômica, política, social, ambiental, humanitária e cultural. Mesmo diante de um cenário de inúmeras crises e incertezas, as Melhores Para o Brasil de capital aberto tiveram um retorno financeiro acumulado de 417% nos últimos doze anos, resultado 615% superior ao Ibovespa e 713% superior ao ISE.

    Essas organizações buscam retorno positivo para todos, incluindo sócios, acionistas, colaboradores, clientes, consumidores, fornecedores, comunidades locais e meio ambiente.

    Por agirem assim, elas rompem o ciclo vicioso e tóxico do “manda quem pode e obedece quem tem juízo” dos negócios do século passado (Capitalismo de Shareholders), e criam um ciclo virtuoso de negócios mais saudáveis e positivos que se conectam com os novos hábitos de trabalho, consumo e investimento.

    Por terem resultados muito superiores ao mercado brasileiro, podemos afirmar que estas organizações estão liderando a Nova Economia no século XXI rumo ao Capitalismo de Stakeholders.

    Como está o engajamento dos stakeholders com a sua organização? A sua organização também pode fazer parte desse movimento em prol de relações mais humanas, éticas, conscientes, sustentáveis e inovadoras no país.

    Conhecer mais sobre quem são essas organizações, suas lideranças, práticas e histórias, é um bom exemplo de como negócios de pequeno, médio e grande porte, podem impactar positivamente sua gestão, finanças, sociedade em que está inserida e ao meio ambiente. O ESG é para tudo e para todos.

    Fórum CNN

    Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

    Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.

    Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.

    Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.