Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    • Gustavo Assunção - Vice-presidente Sênior da Samsung Brasil
    Ver mais sobre o autor
    • Gustavo Assunção - Vice-presidente Sênior da Samsung Brasil

      Gustavo Assunção é Vice-presidente Sênior da Samsung Brasil. O executivo lidera todo o negócio (Vendas, Produto e Marketing) de Mobile Experience (smartphones, wearables, tablets e notebooks) da Samsung, no Brasil, e recentemente passou a ser responsável, também, pelo marketing das áreas Corporativa e de Consumer Electronics – que inclui as áreas de TV, monitor, ar-condicionado, eletrodomésticos, entre outras. Com 22 anos de carreira, 15 dos quais na Samsung, Gustavo tem desempenhado papel crucial para o crescimento da empresa no país.

      Fechar
    opinião

    IA nos smartphones: vetor de inovação na palma de nossas mãos

    O debate em torno da Inteligência Artificial (IA) tem sido muito intenso, especialmente há pouco mais de um ano, quando a tecnologia mais inovadora da última década se tornou algo ao alcance das pessoas. O potencial para transformar nossas rotinas, que pode ser comparado ao da chegada dos smartphones (ou mesmo da internet), tem gerado novas discussões, desde as que envolvem segurança, até a forma como seus benefícios podem aprimorar o dia a dia das pessoas com diferentes perfis e necessidades. Mas será que o papel das empresas de tecnologia é restrito apenas à inovação e a criação de novas possibilidades? Entendo que a companhia que der esse passo além – não apenas colocando o que há de mais moderno na palma da mão do consumidor, mas mostrando os diferenciais de cada ferramenta e como elas podem ser úteis – será capaz de trazer transformações reais e profundas em todas as esferas da sociedade.

    A adesão à inteligência artificial móvel, por exemplo, conta com um catalisador poderoso: a receptividade em relação a essa tecnologia de maneira geral. Segundo a pesquisa Global Views on AI, da Ipsos, 66% dos brasileiros estão animados com o uso de IA e 64% acreditam que há mais benefícios do que desvantagens. No mesmo levantamento, 70% dizem que, entre três e cinco anos, os produtos que usam essa tecnologia mudarão suas rotinas e 67% acham que utilizá-la os ajudará a economizar tempo em atividades diárias. Tamanha abertura por parte das pessoas nos permite escalar o acesso às funcionalidades baseadas em IA, especialmente por contar com um imenso entusiasmo das pessoas.

    É necessário entender, também, que, embora ela sirva perfeitamente para facilitar nossas tarefas e necessidades diárias, a Inteligência Artificial não é apenas uma conveniência. Trata-se, na verdade, de um vetor para oportunidades e experiências inéditas. Nos smartphones e em outros dispositivos móveis, a IA abre portas para uma personalização cada vez mais aprimorada, além de recursos de automação inteligente e uma assistência proativa, quebrando barreiras de comunicação, economizando tempo e, claro, recursos valiosos (não apenas financeiros). Esses são os principais impactos positivos que já fazem diferença em inúmeros setores.

    Diversos estudos apontam que as consequências econômicas se darão em escala até então inimagináveis. A IA já está transformando nossa maneira de produzir globalmente, permitindo uma aceleração dos processos e o surgimento de novas arquiteturas no mundo do trabalho. Obviamente, há desafios na mesma medida dos avanços, e vários países já vivenciam dinâmicas em busca de uma atualização da legislação e das normativas que contemplem os novos aspectos que se apresentam.

    Na Samsung, com o lançamento da linha Galaxy S24 e do Galaxy AI em janeiro deste ano, além da recém-anunciada atualização de sistema operacional – que leva esses recursos para outras linhas de smartphones e tablets da marca –, ficamos ainda mais entusiasmados quanto às infinitas possibilidades da IA, agora nas mãos de mais pessoas em todo o mundo. Essa visão holística começa a se expandir, chegando também aos eletrônicos e eletrodomésticos, com produtos que aprimoram a conectividade por meio da IA, e que elevarão a experiência do consumidor como um todo por meio de um ecossistema integrado e que traz ainda mais facilidades para todos.

    É preciso lembrar, porém, que a oferta de tantas ferramentas e conveniências não pode se dar sem levar em conta todos os critérios de segurança e ética, hoje tão avançados quanto a própria IA. É essencial que os dispositivos contem com uma plataforma segura em múltiplas camadas, que resguarde dados sensíveis e defenda potenciais vulnerabilidades por meio de um hardware seguro de ponta a ponta.

    Tenho certeza de que os próximos passos da IA terão uma estreita colaboração entre os usuários, que moldarão e aperfeiçoarão as ferramentas de acordo com suas preferências. É justamente nesse contexto que buscamos desvendar um futuro no qual a Inteligência Artificial móvel se torne uma aliada cada vez mais presente na busca por soluções mais inteligentes e impactantes. Estamos comprometidos e entusiasmados em moldar uma nova era, inspirando uma transformação em todos os níveis, de forma sustentável e ética, e sempre orientados a tornar melhor a vida de todos, de forma inclusiva, acessível e conectada.

    Fórum CNN

    Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

    Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN.

     

    Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.