Forum CNN Brasil
Dr. David Schlesinger

Dr. David Schlesinger- Neurologista e doutor em Genética

Mais sobre o autor

O que o seu DNA pode dizer sobre você? 

O Ministério da Justiça e a Polícia Federal ainda precisam definir detalhes do plano de trabalho
O Ministério da Justiça e a Polícia Federal ainda precisam definir detalhes do plano de trabalho  • Pixabay/PublicDomainPictures
Compartilhar matéria

Diversos fatores influenciam as características que definem quem somos: hábitos, cultura, estilo de vida, ambiente, educação e a nossa genética. O DNA é capaz de guardar toda a informação necessária para o desenvolvimento e funcionamento do nosso corpo e por muito tempo esse conteúdo era desconhecido pela ciência. Hoje, testes genéticos conseguem revelar muito do que o DNA diz sobre nós. 

Quem nunca se perguntou, por exemplo, se a chance de ter calvície está no seu DNA? Ou se a capacidade de se abrir com pessoas próximas é uma característica genética? Com a evolução científica e tecnológica, os testes genéticos mais avançados conseguem revelar predisposição a doenças, ancestralidade e, mais recentemente, características pessoais, incluindo traços físicos, preferências alimentares, comportamentos, hábitos de sono, habilidades motoras e propensão ao consumo de drogas. 

O DNA varia apenas 0,1% de uma pessoa para outra, mas é suficiente para gerar tamanha diversidade. A variabilidade dos traços físicos é a mais evidente, como cor dos olhos e altura, mas inúmeras outras são influenciadas também pelo DNA, como capacidade de bronzeamento da pele, predisposição à miopia, relógio biológico e até a chance de assumir riscos. 

Os testes evoluíram e as análises atuais são capazes de entregar esses resultados a partir do sequenciamento do DNA, cruzamentos das informações genéticas com grandes bases de dados, inteligência artificial, bioinformática e pesquisas acadêmicas. Com uma simples coleta de saliva, e de forma totalmente personalizada, os resultados possibilitam uma aproximação das pessoas com a própria genética e consigo mesmas.

A análise utilizada para conhecer as características pessoais e comportamentais é a Polygenic Score (PGS), que avalia as variações genéticas encontradas no DNA, estima a chance de você ter uma característica e também compara o seu resultado com o restante da população. 

A maioria das nossas características não é definida por apenas um gene, mas sim influenciada por uma ação conjunta de centenas e até milhares de genes. Por isso, a análise de muitas variações no DNA é a chave para uma melhor estimativa, como é feita no cálculo de PGS.

Com acesso às informações mais personalizadas será possível tornar dados científicos sobre genética em informações acessíveis sobre o que o DNA diz sobre você.

 

Fórum CNN

Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.

Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.