Quase 200 países concordam com aumento de 10% no orçamento climático da ONU

Acordo inclui um aumento na contribuição da China, refletindo o crescimento econômico do país

Da Reuters*
Sede da ONU em Nova York.  • 15/8/2014 REUTERS/Carlo Allegri
Compartilhar matéria

Mais de 200 países concordaram nesta, quinta-feira (26), em aumentar o orçamento do órgão climático da ONU (Organização das Nações Unidas) em 10% pelos próximos dois anos, uma medida que o órgão determinou como um compromisso para enfrentar as mudanças climáticas.

Do Japão à Arábia Saudita, passando por pequenos países como Fiji — as nações se comprometeram com as negociações da ONU em Bonn, na Alemanha.

A conferencia acontece em meio aos grandes cortes de financiamento desencadeados em parte pela retirada de investimento dos Estados Unidos e pela resistência a políticas climáticas ambiciosas em países europeus.

Os países concordaram com um orçamento básico de 81,5 milhões de euros para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) para o período de 2026-2027, um aumento de 10% em relação ao período de 2024-2025.

O orçamento básico é financiado por contribuições governamentais.

O acordo inclui um aumento na contribuição da China, refletindo o crescimento econômico do país.

O país asiático, que é a segunda maior economia do mundo, cobriria 20% do novo orçamento, 5% a mais que o acordo anterior previa.

Apenas os Estados Unidos, a maior economia do mundo, receberam uma fatia maior, de 22%. No entanto, o presidente americano Donald Trump abandonou o acordo climático de Paris da ONU e suspendeu o financiamento internacional para o clima.

A Bloomberg prometeu cobrir a contribuição dos EUA para o orçamento da UNFCCC.

Os EUA não compareceram às negociações climáticas da ONU esta semana em Bonn, Alemanha, onde o orçamento foi aprovado.

O chefe do clima da ONU, Simon Stiell, saudou o aumento como "um sinal claro de que os governos continuam a ver a cooperação climática convocada pela ONU como essencial, mesmo em tempos difíceis".