Presidente do Peru confirma primeiro caso do novo coronavírus


06 de março de 2020 às 12:28
Martín Vizcarra, presidente do Peru

Martín Vizcarra, presidente do Peru, confirma primeiro caso do novo coronavírus no país (6.mar.2020)

Photo: Reuters/Reprodução

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, confirmou nesta sexta-feira (6) a identificação do primeiro caso do novo coronavírus no país. Trata-se de um homem de 25 anos que retornou recentemente da Europa.

Em mensagem televisionada, Vizcarra disse que o paciente está estável e recebe atendimento em um hospital.

"Organizamos, através Ministério da Saúde, todas as medidas necessárias do ponto de vista médico para que esse paciente, que está estável, tenha atendimento integral", afirmou o presidente.

Vizcarra pediu aos peruanos que mantenham a calma e confiem no sistema de saúde e prevenção contra o novo coronavírus do país.

"Os protocolos foram ativados nos aeroportos e em locais com maior número de turistas, terminais marítimos e terrestres. O fornecimento de suprimentos para o controle de infecções (por coronavírus) está garantido", afirmou o presidente.

No Brasil

O Ministério da Saúde do Brasil já confirmou nove casos da doença, incluindo a primeira infecção na Bahia - uma mulher de 34 anos, moradora da cidade de Feira de Santana, que viajou recentemente para a Itália.

De acordo com dados do ministério divulgados na tarde de quinta-feira (5), há pelo menos 636 casos suspeitos no país.

O novo coronavírus teria se originado em um mercado que vendia animais selvagens na cidade chinesa de Wuhan no final do ano passado. O número de pessoas infectadas já passa de 100.000 no mundo, e mais de 3.000 pessoas morreram.