Reino Unido anuncia 1º teste no país de remédio contra coronavírus em humano

Anúncio foi feito pelo premiê britânico, Boris Johnson, em coletiva de imprensa sobre medidas contra COVID-19

Da CNN Brasil, em São Paulo
19 de março de 2020 às 15:29
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em coletiva sobre coronavírus (16.mar.2020)
Foto: CNN

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta quinta-feira (19) que, pela primeira vez, um remédio que pode tratar o novo coronavírus foi testado em um paciente com a doença no país.

"Nós estamos ficando melhores nos estudos de medicina que podem tratar e curar esse vírus. Hoje, colocamos o primeiro paciente britânico com coronavírus em um teste randomizado para um medicamento que pode tratar a doença", afirmou ele a jornalistas. 

Johnson não deu mais detalhes sobre o paciente — como idade e condição de saúde —, mas acrescentou que cientistas do Reino Unido "acreditam que a primeira vacina já possa começar a ser testada em um mês".

O premiê ainda informou que está em negociação a compra de exames de anticorpos, que podem dizer se a pessoa tem ou não a doença. "Essa crise é tão difícil porque o inimigo é invisível e precisamos remover essa capa de capa de invisibilidade para identificar o vírus, e quem de nós está carregando ele", declarou.

Em nota divulgada nesta quinta, o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) informou que o Reino Unido teve mais 29 mortes por COVID-19 e chegou ao total de 137. As novas vítimas da doença tinham entre 47 e 96 anos e tinham problemas de saúde pré-existentes.