'O pior já passou', diz governador de Nova York sobre pandemia no estado

De acordo com estimativa das autoridades, EUA podem atingir pico do contágio da COVID-19 nesta semana

Da CNN
13 de abril de 2020 às 14:23
Andrew Cuomo, governador de Nova York, EUA
Foto: Mike Segar/Reuters (24.mar.2020)

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarou nesta segunda (13) que "o pior já passou" no seu estado, atual epicentro da transmissão do novo coronavírus nos Estados Unidos.

"Nós podemos controlar o contágio", disse Cuomo em sua entrevista coletiva diária sobre a evolução da doença. "O pior já passou se continuarmos a agir corretamente".

De acordo com autoridades da Saúde, os Estados Unidos podem atingir o pico do contágio nestra semana. Apesar dos sinais de estabilização, uma reabertura precoce da economia poderia reacender o surto. O governo federal, capitaneado por Donald Trump, definiu 1º de maio como data potencial para flexibilizar as restrições.

Na cidade de Nova York, três taxas têm apresentado quedas diárias: o número de internaões, de pessoas nas UTIs e de casos confirmados de infecção. "Estou satisfeito em dizer que estamos vendo todos os indicadores indo na direção correta", disse o prefeito, Bill de Blasio, que ressaltou a necessidade de testagem ampla antes de suspender as medidas de distanciamento social.

Leia também:

Número de internações pela COVID-19 recua 84% em Nova York

Os Estados Unidos registram a maior quantidade de mortes pela COVID-19, com mais de 22.800 vítimas. Dessas, mais de 10 mil morreram no estado de Nova York.

Com informações da Reuters