Veterano de 99 anos arrecada 6,4 milhões de libras com passeio pelo jardim

Capitão aposentado estabeleceu o objetivo de caminhar os 25 metros em torno de seu jardim 100 vezes antes de completar 100 anos, no final deste mês

Da Reuters
15 de abril de 2020 às 17:35
Tom Moore arrecada milhões de libras para serviço de saúde britânico com caminha
Capitão aposentado do Exército, Tom Moore arrecada milhões de libras para serviço de saúde britânico com caminhada pelo jardim
Foto: Peter Cziborra/Reuters

Um veterano de guerra de 99 anos se tornou uma celebridade ao arrecadar ao menos 6,4 milhões de libras (cerca de R$ 42 milhões) para o serviço de saúde britânico com uma caminhada pelo jardim durante a crise do novo coronavírus.

Capitão aposentado do Exército, Tom Moore, que usa uma estrutura para se locomover desde que quebrou o quadril, estabeleceu o objetivo de caminhar os 25 metros em torno de seu jardim 100 vezes antes de completar 100 anos, no final deste mês.

A história arrebatou os corações de uma nação confinada no último mês e cansada da onda implacável de notícias sombrias. Até o momento, mais de 12 mil pessoas com Covid-19 morreram em hospitais britânicos, o quinto maior número do mundo.

Moore pretendia arrecadar 1.000 libras, mas esse objetivo foi esmagado à medida que atraía a atenção da mídia de todo o mundo para seu jardim em Bedfordshire, no centro da Inglaterra.

Seu genro Colin Ingram disse que Moore queria retribuir algo depois de receber um ótimo tratamento do Serviço Nacional de Saúde (NHS) quando ele quebrou o quadril, há dois anos, e em visitas subsequentes ao hospital.

"Era literalmente algo que estávamos fazendo no jardim para mantê-lo caminhando em sua recuperação da operação no quadril", disse Ingram à Reuters sobre como tudo começou.

"Dissemos que daríamos uma libra por volta e, graças a Deus, eu não disse que iria igualar o dinheiro que ele arrecadasse!"