Veterano de guerra britânico que arrecadou milhões para saúde comemora 100 anos

Tom Moore teve aniversário especial, com promoção, sobrevoos militares e uma mensagem do primeiro-ministro

Reuters
30 de abril de 2020 às 17:22
O veterano da Segunda Guerra Tom Moore (30.abr.2020)
Foto: Emma Sohl/Divulgação/Reuters

O veterano britânico da Segunda Guerra Mundial Tom Moore, que se tornou um herói nacional depois de arrecadar milhões para o serviço de saúde, comemorou seu centenário nesta quinta-feira (30) com uma promoção, sobrevoos militares e uma mensagem do primeiro-ministro Boris Johnson.

No início deste mês, Moore iniciou uma missão de arrecadação de fundos para instituições que ajudam a equipe na linha de frente do Serviço Nacional de Saúde a combater a crise de COVID-19, completando voltas em seu jardim com a ajuda de um andador, inicialmente com o objetivo de arrecadar mil libras (aproximadamente R$ 6.867).

Ao celebrar seu centésimo aniversário, o montante levantado supera 30 milhões de libras (R$ 206 milhões), recorde do Guinness pelo maior valor arrecadado por um indivíduo durante uma caminhada.

Ele também se tornou a pessoa mais velha a atingir o primeiro lugar na parada musical do Reino Unido, com uma versão de "You'll Never Walk Alone".

Para comemorar seu aniversário, Moore foi nomeado primeiro coronel honorário do Army Foundation College, com sede perto da cidade onde ele cresceu, posição que veio com a aprovação da rainha Elizabeth, segundo o Ministério da Defesa.

Ele também foi presentado novamente com a Medalha de Defesa da Segunda Guerra Mundial, que havia perdido.

Aeronaves históricas da Segunda Guerra Mundial realizaram um sobrevoo acima da casa de Moore, em Bedfordshire, no centro da Inglaterra, no início da quinta-feira.

Moore, que disse que ainda era o "capitão Tom", afirmou que estava honrado por sua promoção e por todas as mensagens gentis que recebeu.