Descoberto antigo mosaico romano em perfeito estado


Rob Picheta, Da CNN
03 de junho de 2020 às 16:16
azulejo romano

O piso quase intocado foi encontrado por arqueólogos no norte da Itália; ele fazia parte de uma vila da Roma antiga encontrada há mais de um século

Foto: Reprodução/Comune di Valpolicella

Um belo e incrivelmente preservado piso de mosaico da Roma antiga foi encontrado por arqueólogos no norte da Itália. A descoberta impressionante, feita no município de Negrar, ao norte de Verona, ocorre quase um século depois que os restos de uma vila antiga foram achados no local.

Imagens do piso mostram seus intrincados padrões e detalhes coloridos, muitos deles preservados perfeitamente por séculos. De acordo com autoridades locais, o trabalho estava enterrado sob uma vinha na região montanhosa.

De acordo com os cientistas, "após inúmeras décadas de tentativas fracassadas", os arqueólogos descobriram "parte do piso e das fundações de uma vila romana, localizada ao norte da capital, revelada por estudiosos há mais de um século". O objetivo da equipe era "identificar a extensão e a localização exatas da construção antiga" que vem sendo estudada nos últimos cem anos.

A cidade se empenhará para garantir que o piso possa ser visto pelo público, mas por ora anunciou a seguinte advertência: “O trabalho não será revelado em breve [para o público] e serão necessários recursos significativos para revelá-lo".

Sítios arqueológicos estão sendo reabertos lentamente na Itália, à medida que o país sai de seu longo isolamento causado pelo coronavírus. Pouco antes de a pandemia atingir o país e forçar o fechamento nacional, a famosa Casa dos Amantes em Pompeia havia sido reaberta após 40 anos, após um ambicioso projeto de restauração.