Lago na Índia repentinamente fica rosa — e especialistas investigam causas


Rishi Iyengar e Sugam Pokharel, da CNN
12 de junho de 2020 às 03:15
Lago Lonar, na Índia, ganhou tonalidade rosa

Lago Lonar, na Índia, ganhou tonalidade rosa

Foto: Maharashtra Tourism/ Reprodução

O que fez o lago ficar rosa?

Essa foi a pergunta na mente das pessoas em toda a Índia depois que o lago Lonar, no estado de Maharashtra, mudou repentinamente de tonalidade nos últimos dias.

Especialistas acreditam que a mudança provavelmente se deve ao aumento da salinidade na água, à presença de algas ou a uma combinação de ambos - como partes do lago Great Salt, em Utah, ou do lago Hillier, na Austrália.

Gajanan Kharat, geólogo local, disse, em um vídeo postado no Twitter do Turismo do estado de Maharashtra, que esse fenômeno já havia acontecido antes, mas não era tão proeminente.

"Parece particularmente vermelho este ano porque este a salinidade da água aumentou", disse ele. "A quantidade de água no lago diminuiu e o lago ficou mais raso; portanto, a salinidade aumentou e causou algumas mudanças internas".

Kharat afirmou que os pesquisadores também investigam se a presença de algas vermelhas causou a mudança de cor.

As amostras estão sendo enviadas para vários laboratórios, disse ele, e "depois de estudá-las, poderemos dizer definitivamente por que a água do lago ficou vermelha".

O lago, localizado a cerca de 500 quilômetros a leste de Mumbai, se formou após um meteorito atingir a Terra há cerca de 50.000 anos, segundo a afiliada CNN, News 18. É uma atração turística popular e foi estudada por cientistas de todo o mundo.