Maurice 'Reese' Schonfeld, primeiro presidente da CNN, morre aos 88 anos

Ele foi um dos fundadores da emissora, lançada em 1º de junho de 1980, além de supervisionar a construção do canal em Atlanta

Da CNN
28 de julho de 2020 às 17:10 | Atualizado 28 de julho de 2020 às 17:12

Maurice "Reese" Schonfeld, primeiro presidente da CNN e um dos responsáveis pela era das notícias na TV a cabo, morreu nesta terça-feira (28) aos 88 anos. A morte foi confirmada por sua esposa e sua filha. 

Schonfeld nasceu em Newark, no estado americano de Nova Jersey. Ao lado de Ted Turner, foi um dos fundadores da emissora, lançada em 1º de junho de 1980. Além disso, também supervisionou a construção do canal em Atlanta.

"Reese assentou os alicerces da CNN", disse Lisa Napoli, autora de um livro sobre a fundação do canal. "O dinheiro era de Ted, mas a visão era totalmente de Reese."

"Ele conhecia TV a cabo e eu sabia de notícias", disse Schonfeld certa vez, "e era uma combinação perfeita."

A redação deveria ser "totalmente aberta", declarou Schonfeld em uma entrevista. "Queríamos mostrar todo mundo fazendo seu trabalho. Queríamos mostrar todos os erros, tudo cru. Queríamos que as pessoas vivessem na nossa redação."

Um dos sucessores de Schonfeld, Tom Johnson, disse em comunicado que "talvez não houvesse a CNN hoje se Ted Turner não tivesse recrutado Reese Schonfeld como seu presidente e fundador."

(Com informações da CNN Internacional. Edição: Bernardo Barbosa)