Em meio à pandemia, Uzbequistão faz vestibular ao ar livre em arenas para 1,4 mi


Reuters
02 de setembro de 2020 às 10:32
Ao ar livre e de máscara, jovens fazem vestibular no Uzbequistão

Ao ar livre e de máscara, jovens fazem vestibular no Uzbequistão

Foto: Mukhammadsharif Mamatkulov - 2.set.2020/ Reuters

Dezenas de milhares de jovens foram alocados em arenas esportivas do Uzbequistão nesta quarta-feira (2) para fazer exames ao ar livre para admissão à universidade devido à pandemia do novo coronavírus.

A prova massiva, que durará duas semanas, permitirá a mais de 1,4 milhão de candidatos fazer um teste de três horas sentados em mesas colocadas em pistas de corrida dos estádios. Eles competem por cerca de 150 mil vagas em universidades sob um sistema centralizado de admissão.

Centenas de jovens compareceram à primeira sessão em um dos estádios em Tashkent, capital do país, na manhã de quarta-feira, usando máscaras. O tempo estava confortavelmente quente para quem estava sentado à sombra, enquanto outros participantes usavam roupas e papéis para se protegerem da luz solar direta.

Assista e leia também:

O mundo está pagando um preço alto por roupas baratas

Fuvest: vestibular da USP abre inscrições nesta segunda-feira

Esta nação da Ásia Central de 34 milhões de habitantes acaba de encerrar seu segundo lockdown nacional, depois que um aumento repentino de casos levou o sistema de saúde do país ao limite. A ex-república soviética tem até o momento 42.370 casos de Covid-19 e 324 mortes.

O Uzbequistão disse esta semana que os cursos nas universidades locais começarão online ao invés de presencialmente e as escolas serão reabertas em 14 de setembro, duas semanas depois do normal, com a possibilidade de aulas à distância dependendo das condições locais.

Mais de 1,4 milhão participarão de vestibular ao ar livre no Uzbequistão

Ao longo de duas semanas de provas, mais de 1,4 milhão participarão de vestibular ao ar livre no Uzbequistão

Foto: Mukhammadsharif Mamatkulov - 2.set.2020/ Reuters

O governo disse nesta quarta-feira (2) que cafés, restaurantes e casas de chá vão reabrir a partir de 5 de setembro com algumas restrições, assim como cinemas, teatros e parques temáticos.

Mesquitas e outros locais de culto poderão realizar orações coletivas a partir dessa mesma data. O Uzbequistão também vai reabrir sua fronteira com o vizinho Quirguistão. O uso de máscaras permanecerá obrigatória nas áreas públicas e eventos com grande concentração de pessoas permanecerão proibidos.